A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou nesta terça-feira (9) a Operação Verão 2025/2026, com a mobilização de diversas secretarias até 31 de março. A ação, que inclui também órgãos do Estado e concessionárias de serviços públicos, reforça as medidas preventivas para reduzir riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos durante o período chuvoso e estabelece protocolos para o atendimento a emergências. O evento, realizado na sede da administração municipal, apresentou o trabalho preventivo desenvolvido desde janeiro e o planejamento para os próximos meses.
A operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e reúne equipes de diferentes secretarias, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícias Civil e Militar, SP Águas, Tiro de Guerra, entidades da sociedade civil, entre outros.
O coordenador da Defesa Civil de Mogi e presidente do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), Reinaldo de Almeida do Nascimento, afirmou que o objetivo da operação é oferecer resposta rápida em situações de emergência e preservar vidas. Entre as ações preparatórias, ele destacou o mapeamento e monitoramento de áreas de risco, reuniões temáticas com secretarias e com o Gabinete, definição de atribuições e responsabilidades, campanha educativa de conscientização e preparo operacional — incluindo novos equipamentos de proteção individual. O plano contempla ainda o recolhimento de detritos e limpeza.
Almeida também apresentou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Mogi desde o início do ano, que incluiu a retirada de mais de 3,5 mil toneladas de lixo e entulho de cursos d’água, como o Córrego dos Corvos, Córrego dos Canudos, Córrego do Gregório e Rio Jundiaí. Destaque também para a desobstrução de 2,1 mil metros de galerias, 4.250 metros de drenagem superficial desobstruídos e 360 mil metros quadrados de roçada e limpeza das margens dos córregos.
Nos próximos dias, segundo o coordenador da Defesa Civil, a Prefeitura deve apresentar um plano de contingência com o detalhamento das áreas de risco da cidade. O documento deve ser divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.
Prefeita
"A gente reforça nosso compromisso com a população de prevenir. Se Deus quiser, vamos estar tão preparados que não vamos ter tantas ocorrências, mas as que acontecerem estamos preparados, estamos com uma equipe muito competente e muito determinada a sanar todos os problemas que puderem vir”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Mara ainda ressaltou a necessidade da colaboração da população: “A gente precisa que as pessoas entendam que a cidade é nossa, então você também tem que ajudar a cuidar. Não adianta limpar e limpar, tirar toneladas de lixo e a população não entender isso. Que o descarte seja feito nos ecopontos, que a gente cobre cada vez mais qualidade no serviço de coleta de lixo — e temos cobrado. Queremos que a população também nos ajude e denuncie qualquer descarte irregular”.
O lançamento da Operação Verão foi acompanhado também pelo vice-prefeito Téo Cusatis; pelo presidente da Câmara, Francimário Vieira, o Farofa, entre outros vereadores, secretários e representantes dos órgãos participantes.
Informações
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI). A Defesa Civil atende pelo número 199 e o Samu pelo 192 e Corpo de Bombeiros pelo 193.