A EDP, distribuidora de energia no Alto Tietê, concluiu a reforma de 30 residências na comunidade de Miguel Badra, em Suzano, em parceria com a ONG Moradigna. Iniciadas em setembro com investimento de cerca de R$ 345 mil, as reformas foram entregues no último dia 6 e priorizaram o reforço da infraestrutura elétrica, resultando em instalações mais seguras e eficientes, que protegem as famílias contra riscos como curtos-circuitos e sobrecargas, ao mesmo tempo em que promovem economia no consumo de energia e condições de moradia mais dignas.
Além das reformas, o projeto também contou com atividades voltadas para a conscientização sobre o uso da energia. As famílias que estão sendo beneficiadas participaram, em novembro, de oficinas individuais sobre consumo consciente de energia, considerando as suas realidades e necessidades. Em agosto, foram realizadas oficinas abertas em que os moradores da comunidade tiveram a oportunidade de aprender mais sobre redução de consumo, leitura da conta e segurança elétrica, ampliando o impacto social do projeto.
"Melhorar o acesso à energia e promover conscientização, economia e segurança são uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento social das comunidades na nossa área de atuação", reforça Rafael Bittar, especialista em Sustentabilidade da EDP.
As primeiras etapas do projeto foram realizadas em julho, quando as equipes da EDP e do Moradigna visitaram a comunidade e elaboraram um diagnóstico social e técnico que permitiu entender a realidade das famílias e moradias, e definir quais seriam atendidas pelo projeto. A seleção considerou critérios como vulnerabilidade social, fonte de renda e a situação cadastral do imóvel junto aos órgãos competentes. O interesse dos moradores em regularizar o imóvel também influenciou no processo seletivo.