Devido ao feriado de Consciência Negra, prefeituras da região não terão expediente a partir desta quinta-feira, dia 20 de novembro. O atendimento ao público deve ser retomado na segunda-feira (24). No entanto, os serviços essenciais funcionarão durante o feriado prolongado.

Em Mogi das Cruzes, o Mercado Municipal atenderá os consumidores em horário diferenciado nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, das 8h ao meio-dia e nos demais dias em horário usual : sexta-feira (21) das 8h às 17h30, sábado (22), das 8h às 16h e domingo (23), das 8h ao meio-dia. 

Já os parques municipais abrirão normalmente, sendo que o Parque Centenário e Parque da Cidade estarão disponíveis para receber o público das 7h às 18h. O Parque Leon Feffer terá funcionamento das 8h às 17h, enquanto o Parque Airton Nogueira, que é voltado para práticas esportivas, estará aberto ao público na quinta, sexta e sábado, das 7h às 22h. No domingo o funcionamento será das 7h às 18h.

Na área da Saúde, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal, em Braz Cubas, vai funcionar todos os dias, assim como o Pró-Criança, no Mogilar. Se necessário, a Cure 192 estará em operação para remoção de pacientes. 

Em caso de outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha), além do Pronto Atendimento do Jardim Universo (Rua Dom Luiz de Souza, 136) e do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi (Rua Barão de Jaceguai, 1148, Centro), operam de forma ininterrupta, 24 horas.

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas, por sua vez, manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações. A coleta de lixo também segue o cronograma normal para cada bairro durante o período e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.

Suzano

A Prefeitura de Suzano também manterá o pleno funcionamento dos serviços essenciais do município. Na saúde, todos os equipamentos de urgência estarão abertos. O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) seguirá com atendimento ininterrupto no bairro Vila Figueira, assim como o Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras,no Jardim Amazonas. O mesmo vale para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h André de Abreu, no Jardim Revista, e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita), na Vila Costa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanecerá disponível para emergências pelo telefone 192.

Na área de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) manterá o patrulhamento preventivo, com atendimento pelo telefone (11) 4745-2150, e a Defesa Civil pode ser acionada pelos números (11) 4748-5394 ou 153.

Os serviços como coleta de lixo, varrição e manutenção funcionarão normalmente. Os Cemitérios Municipais São Sebastião e São João Batista abrirão ao público das 8 às 17h30. Já o Velório Municipal, no centro, funcionará das 6h30 às 16h30.

Para quem deseja aproveitar o feriado ao ar livre, todos os parques municipais abrirão normalmente. O Parque Municipal Max Feffer, lno Jardim Imperador, funcionará das 6 às 18 horas. Ao lado, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, receberá visitantes das 8 às 17 horas. Já o Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, conhecido como Parque do Mirante, estará aberto das 7 às 19 horas.

Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura de Suzano elaborou uma programação com foco na valorização da ancestralidade afro-brasileira. Durante o feriado, o Pavilhão Afro Zumbi dos Palmares, no Parque Max Feffer, será palco de uma programação especial do Mês da Consciência Negra: das 11 horas às 17h30 haverá aula aberta de capoeira, apresentações de maculelê e maracatu, além de shows com o grupo Berço do Samba e Coletivo Reggae Z/L. A entrada é gratuita.

Nos dias seguintes, a programação segue no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, com sessões de cinema com curtas-metragens das mostras “Curta Suzano Indica Resistência” (22) e debates no Saci Club (21). Também haverá atividades educativas e de protagonismo racial no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, espaço que recebe oficinas, palestras e rodas de conversa. A programação completa pode ser acessada pelo link bit.ly/consciencianegrasuzano.

Poá

Os serviços públicos essenciais de Poá funcionarão normalmente durante o feriado e no ponto facultativo de 21 de novembro. Áreas como saúde, segurança pública, coleta de lixo, varrição de ruas e outros serviços manterão o funcionamento. O Samu poderá ser acionado normalmente pelo telefone 192. Além disso, o Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida, localizado na rua Barão de Juparanã, nº 43, permanecerá aberto durante todo o feriado.  

A GCM manterá seu funcionamento habitual, com atendimento pelos telefones (11) 4634-1666 ou 153. A Defesa Civil de Poá atenderá emergências pelos números 199 ou 4380-0818. 

As feiras livres permanecem com dias e horários inalterados para funcionamento. O Velório e o Cemitério da Paz, no Jardim Itamarati, estarão abertos normalmente, das 8h às 17h.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba também manterá os serviços essenciais. Permanecem em operação as unidades de urgência e emergência (CS 24h, CSI e UPA), além do SAMU, ambulâncias, coleta de lixo, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e os cemitérios municipais.

As feiras livres funcionarão durante o feriado prolongado e o Parque Ecológico Mario do Canto também seguirá aberto todos os dias, das 7h às 17h. Os ecopontos e o programa Itaquá Recicla (coleta seletiva porta a porta) não funcionarão na quinta, mas retomam na sexta, das 8h às 17h.

A carreta do programa estadual Mulheres de Peito, que oferece mamografias gratuitas para mulheres de 35 a 70 anos, seguirá em funcionamento até sábado (22), com exceção da quinta. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada no Largo Vila São Carlos, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas por demanda espontânea. No sábado, o atendimento será das 8h às 12h, com oferta de 25 senhas.

O restaurante Bom Prato não abrirá na quinta, mas funcionará normalmente na sexta e no sábado. A GCM atuará com reforço no policiamento preventivo e a Defesa Civil manterá o monitoramento.