Membros da subsede de Mogi das Cruzes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) realizarão, a partir das 10h desta quarta-feira (15), quando se comemora o Dia dos Professores, uma manifestação no Largo do Rosário, região central da cidade. O ato que tem como foco a valorização dos profissionais deve reunir entre 100 e 200 educadores, segundo previsão da coordenadora da Apeoesp de Mogi e diretora estadual do sindicato, Vania Pereira da Silva. A subsede da entidade representa, além de Mogi, educadores das redes estadual e municipal de Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. 

A mobilização, segundo Vania, tem como objetivo cobrar valorização da educação pública e abordar desafios para os profissionais. “Para a educação de uma forma geral, a gente quer a efetivação dos professores que passarem em concurso e a revogação das reformas no plano de carreira, entre muitas outras pautas”, contou.

Entre as principais reivindicações do sindicato, Vania destacou melhorias nas condições de trabalho e no processo de atribuição de aulas, a diminuição do número de alunos em salas de aula e contratações de professores de apoio para alunos com laudos de educação especial. Para a Apeoesp, segundo ela, os salários dos docentes estão defasados. “As mudanças estão engessando o professor. A pauta é muito extensa. Os professores sempre cumpriam a plataforma, mas agora estão sendo obrigados a seguir uma cartilha, tiraram a autonomia do professor na sala de aula. Estamos perdendo direitos e trabalhando de forma exaustiva, e a qualidade do ensino não melhora”, afirmou.

A vereadora mogiana e professora aposentada Inês Paz, também integrante da Apeoesp, destacou que a escolha da data foi simbólica. Segundo ela, o ato busca chamar a atenção da população para a valorização da educação pública estadual e protestar contra as atuais condições de trabalho.