A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes receberá na quinta-feira, dia 16 de outubro, o Seminário sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural no Alto Tietê. O evento acontecerá das 16h às 19h, na sede da secretaria (rua Braz Cubas, 470 – Centro) e abordará os benefícios, os desafios e todo o passo a passo legal e técnico necessário para a implementação de reservas do tipo. As inscrições são gratuitas (clique aqui para se inscrever).
“Este seminário reunirá especialistas e será uma ótima oportunidade para que as pessoas interessadas no assunto recebam informações e tirem todas as dúvidas sobre o processo de criação e manutenção dessas reservas. Estamos promovendo vários eventos que debatem a importância da preservação, seguindo uma diretriz da prefeita Mara Bertaiolli, para quem a preservação ambiental e o crescimento sustentável são prioridades”, afirma a secretária Patricia Cesare.
O evento é realizado pela organização não-governamental TNC - The Nature Conservancy, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, SOS Mata Atlântica, Governo do Estado, Fundação Florestal, Associação dos Moradores e Amigos da Mata Atlântica (AMAMA) e da RPPN Sítio Caete, de Nazaré Paulista.
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação particulares, criadas por iniciativa de um proprietário rural, pessoa física ou jurídica, para proteger a biodiversidade de forma voluntária e permanente. As RPPNs integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), garantindo benefícios como isenção de impostos e apoio do poder público para a proteção do local, além de permitir visitação com fins turísticos, recreativos ou educacionais, desde que previsto no plano de manejo da reserva.
O Estado de São Paulo possui o Programa Estadual de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Paulistas, cujo objetivo é estimular a criação e implementação de unidades do tipo no Estado de São Paulo mediante ações de apoio e incentivo aos proprietários. O Programa RPPNs Paulistas é coordenado pela Fundação Florestal. Atualmente, existem 99 RPPNs instituídas no território paulista, abrangendo uma área de 21,8 mil hectares.
No dia 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou o evento “Mogi, Cidade e Floresta”, que proporcionou em sua programação a palestra "A RPPN e o Programa RPPNs Paulistas da Fundação Florestal", tendo como mediador Oswaldo José Bruno, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
“Foi uma palestra que proporcionou informações e conhecimentos valiosos sobre as RPPNs paulistas, o tema está no Plano de Governo da Prefeita Mara Bertaiolli e agora teremos um seminário inteiro a respeito deste assunto”, completa o diretor de Sustentabilidade, Ricardo Moscatelli.