A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba oficializou, por meio de decreto, a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde para promover a qualificação integrada dos profissionais que atuam no sistema municipal de saúde, além de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha, a política parte do princípio de que a capacitação não deve ser pontual, mas um processo constante de aprendizagem, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, servidores, médicos, estagiários, residentes e demais trabalhadores da rede vão passar a contar com ações estruturadas de maneira permanente, colaborativa e interdisciplinar.

"Essa iniciativa reforça nosso compromisso com uma saúde pública humanizada, resolutiva e de qualidade. Vamos ampliar o investimento na formação dos nossos profissionais para que seja refletido no cuidado com a população", explicou o secretário.

Os objetivos envolvem o fortalecimento de competências técnicas e éticas dos trabalhadores, o estímulo a ambientes de aprendizado, o uso de tecnologias educacionais, como a Educação à Distância (EaD), além da garantia de acessibilidade e inclusão.

De acordo com o decreto nº 8.568/2025, também será criado o Comitê da Política Municipal de Educação Permanente, com representantes de cada setor para acompanhar a execução das ações e propor melhorias estratégicas.

"A saúde é tratada com prioridade em Itaquá e isso pode ser visto não só nas novas unidades, que contam com infraestrutura de primeira, como no atendimento. Estamos capacitando para melhorar o atendimento na ponta todos os dias", completou o prefeito Eduardo Boigues.