O mês de maio é marcado pela campanha Maio Laranja, que promove a conscientização e o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. No Alto Tietê, municípios como Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba realizam diversas ações ao longo do mês, com destaque para o último domingo (18), Dia Nacional de Combate a esses crimes. As atividades seguem nos próximos dias, com programações voltadas à prevenção e à orientação da população.
O secretário municipal de Assistência Social de Suzano, Geraldo Garippo, destacou a importância da data em vídeo encaminhado à reportagem. “O dia 18 de maio, em todo o Brasil, é um dia de reflexão para combater essa grande mazela que é o abuso sexual de crianças e adolescentes. Quem souber de alguma denúncia ou perceber alguma situação, faça a denúncia no Disque 100. Todos juntos no combate à exploração sexual”, ressaltou, fazendo um apelo para que a população se una no combate a esses crimes.
Em Suzano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu no último domingo (18) uma ação no Parque Municipal Max Feffer, que reuniu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), Conselhos Tutelares e entidades sociais. Foram distribuídos panfletos e realizadas apresentações culturais com grupos como “Desbravadores”, “Balé da Cidade do Suzano”, “Acolhe Arte” e a Banda da Aamae.
Durante o evento no parque, foram divulgados os canais de denúncia, incluindo o Disque 100, o telefone 190 da Polícia Militar e os números dos Conselhos Tutelares. Suzano ainda conta com cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para atendimento e apoio às vítimas.
Itaquá
Uma programação especial da campanha Maio Laranja também está sendo realizada em Itaquá. No último domingo (18), no Parque Ecológico Mario do Canto, houve distribuição de materiais informativos, adesivos e orientações sobre os canais de denúncia, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar. Já na terça-feira (21), uma caminhada começou no parque e terminou na praça central, com apresentações de crianças, idosos e da Banda da Guarda Civil Municipal.
A atividade de terça contou com a participação de estudantes da rede municipal, idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), da rede socioassistencial e do Conselho Tutelar. A cidade iniciou ainda a ação “CRAS nos Bairros”, que promove rodas de conversa, contação de histórias com fantoches, dinâmicas sobre sinais de abuso e orientações feitas por técnicos dos CRAS e do Conselho Tutelar. A programação seguirá na próxima semana, com atividades entre os dias 26 e 29.
Mogi
Em Mogi, as ações da campanha também contam com diversas atividades durante o mês. No último domingo (18), uma ação de conscientização com distribuição de material informativo foi realizada no Parque Centenário, reunindo moradores entre 9h e 13h. Já na tarde de terça-feira (20), o CRAS Jundiapeba II promoveu uma ação da campanha "Faça Bonito", e na manhã de ontem (21), foram entregues panfletos e exposição de faixas no Largo da Feira do distrito, destacando formas de proteção, a rede de atendimento e canais de denúncia.
No próximo domingo (25), das 8h às 13h, a Secretaria de Assistência Social realizará a ação “Mogi vai sair para Brincar” no Parque Centenário, em parceria com a Coordenadoria da Primeira Infância. Segundo a Prefeitura, o evento contará com atividades socioeducativas e lúdicas de prevenção à violência, panfletagem, contação de histórias com fantoches para até 25 crianças, orientações à população pelas equipes dos programas de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além da divulgação do serviço de Família Acolhedora e do Programa Primeira Infância no SUAS - Sistema Único de Assistência Social/Criança Feliz.
Para finalizar a programação, no dia 30 de maio (sexta-feira), das 8h30 às 12h, será realizado o II Encontro dos profissionais da rede socioassistencial e intersetorial do território de Jundiapeba. O encontro terá como tema o "Guia sobre como proteger crianças e adolescentes da violência" e acontecerá no CEMPRE Lourdes Romeiro Ianuzzi. Além dessas ações, segundo a prefeitura, equipamentos da Assistência Social continuam promovendo atividades relacionadas ao tema em diversos territórios do município.