Como parte das ações comemorativas pelo aniversário de 76 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, o Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro) sediará na quarta-feira (9), entre 18 e 21 horas, um evento que marca o lançamento da "Agenda 2040" do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a cidade.
Os interessados em participar da atividade, que apresentará os desafios e soluções para os próximos 15 anos na região, podem realizar inscrição por meio do link bit.ly/Agenda2040.
As discussões estão inseridas no âmbito do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) e será uma oportunidade para empresários, entidades, instituições de ensino, poder público e sociedade civil conhecerem e participarem das estratégias de impulsionamento da economia no curto, médio e longo prazo. A iniciativa é estruturada em três grandes pilares: "Turismo", "Agricultura" e "Tecnologia e Inovação aplicadas à Indústria, Comércio e Serviços".
No evento, o grupo de líderes dialogará sobre os planos que poderão ser implementados com o apoio dos governos municipal, estadual e federal. Essas ações serão sempre regionalizadas, visando ampliar a atuação e uniformizar o desenvolvimento do Alto Tietê.
Entre as propostas a serem apresentadas, destaca-se a criação de um Censo Agrícola, ferramenta que abrirá portas para a implementação de ações capazes de atrair investimentos, otimizar processos e fortalecer o setor. Segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), parceiro do Sebrae no programa Lider, a agricultura é um dos grandes geradores de emprego e renda da região e, a cada ano, responde por cerca de R$ 1 bilhão em faturamento bruto na região.
A gestora do programa Lider no Alto Tietê, Daniella Lira, destaca que o objetivo da iniciativa é criar um grupo de lideranças que trabalhe em conjunto para atrair mais investimentos, visibilidade e relevância aos municípios. "O Sebrae forneceu as ferramentas necessárias para que esses atores pudessem identificar, mapear e criar soluções para o desenvolvimento integral da região, mas o protagonismo e a responsabilidade de tornar esse trabalho perene são dos líderes formados", explicou a gestora.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, afirmou que a "Agenda 2040" do Sebrae representa mais um marco para o avanço de Suzano. "Temos muito potencial para crescer nos setores de Prestação de Serviços, Agricultura, Turismo e demais atividades econômicas. Por isso, é tão importante o diálogo com os agentes privados, responsáveis pelos investimentos e parcerias, e os agentes públicos, que vão conduzir as políticas necessárias para viabilizar todo o planejamento que está sendo apresentado", declarou o titular da pasta.
Para o prefeito Pedro Ishi, sediar esse evento em Suzano vai contribuir com o desenvolvimento da cidade. "Estamos muito honrados de receber a 'Agenda 2040' no Armando de Ré. Tenho certeza de que o empreendedor suzanense vai aproveitar esse evento e tirar grandes lições. Agradeço ao Sebrae pela parceria e por reconhecer a força no nosso empreendedorismo", apontou o chefe do Poder Executivo municipal.