Suzano chega aos 76 anos com mais de 200 motivos para comemorar. A cidade acumula cerca de 140 entregas nos últimos oito anos, 30 obras encaminhadas e outros 30 eventos previstos para serem realizados a partir do mês de abril, em que se comemora, nesta quarta-feira, dia 2 de abril, a data de emancipação político-administrativa do município. O avanço verificado desde 2017 segue sendo notado pela população, que continuará colhendo os frutos de uma sequência de gestões voltadas ao bem-estar de todos.

O equilíbrio foi proporcionado em meio a uma série de investimentos que viabilizaram novos equipamentos de grande porte na cidade e mudaram a qualidade de vida da população suzanense no que diz respeito ao Lazer, à Mobilidade Urbana, à Educação, à Saúde e ao Meio Ambiente, com as inaugurações da Arena Suzano, da avenida Governador Mário Covas Júnior (Marginal do Una), da Escola Municipal Ana Maria Barbosa, da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Revista e do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva (Parque do Mirante), no Sesc, entre tantos outros projetos concluídos.

Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de 13 novos equipamentos públicos à população suzanense, contemplando unidades da atenção primária e da atenção especializada, bem como serviços de urgência e emergência. Além disso, a pasta também garantiu a revitalização de 17 espaços de atendimento e, atualmente, conta com quatro obras em andamento. Os trabalhos asseguram mais conforto, qualidade e dignidade aos acolhimentos do setor.

O trabalho desenvolvido ao longo deste período também garantiu uma expressiva descentralização das atrações culturais pela cidade. Os equipamentos instalados nas diferentes regiões aproximaram os moradores das linguagens artísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, incentivando a produção local com oferta de atividades especiais que incluíram apresentações, workshops e gravações. O público passou a ter mais acesso ao teatro, à música, à dança, ao circo, à literatura e às artes plásticas.

Considerada um marco de transformação, a pavimentação nos quatro cantos da cidade atingiu números recordes nestes últimos oito anos. Por conta disso, Suzano deixou de ser chamada de "cidade dos buracos" para se tornar referência em eficiência neste importante segmento da mobilidade urbana. Foram mais de 350 quilômetros pavimentados pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, distribuídos em mais de 500 ruas, avenidas e estradas de mais de 80 bairros, praças e espaços públicos.

A geração de empregos, um dos principais pilares que sustentam uma boa gestão, colocou Suzano em uma prateleira de respeito no Alto Tietê. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que a cidade foi a que obteve o maior saldo final entre admissões e demissões em 2018, encerrando o ano com 2.745 postos de trabalho criados. O resultado se repetiu em 2019, com Suzano gerando 4.917 empregos, sendo a cidade que mais empregou na região. No ano em que foi iniciada a retomada das atividades normais, porém ainda sob pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Suzano fez bonito novamente na geração de empregos: em 2021, o município fechou com um saldo positivo de 4.598 postos de trabalho criados.

O que vem por aí

O desenvolvimento seguirá acontecendo no município com as ações previstas para os próximos meses e anos. A partir de abril, o planejamento da administração municipal prevê mais um pacote de eventos, organizados por diversas secretarias, que incluirão apresentações, inaugurações, lançamentos e anúncios de novos programas que abrirão caminho para mais avanços na cidade.

Outros projetos estruturantes também foram aprovados e aguardam licitação para início das obras como a pavimentação no Parque Maria Helena, na rua Isaura Tavares, a pavimentação na Chácaras Nova Suzano, na rua Abrahão José Tannus, e a pavimentação em piso intertravado na rua Marija Asakeviciene Mendes, no Jardim Brasil. Além disso, deverão ser construídas duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma no Jardim Saúde, e outra no Cidade Boa Vista, ambas em processo de licitação.

Também está prevista a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a assinatura da ordem de serviço para a construção de um Ecoponto no bairro Cidade Miguel Badra, além da contratação de empresa especializada para realizar levantamentos topobatimétricos para microdrenagem na área central.

Projetos encaminhados

Outros projetos deverão ser implantados ou concluídos a partir de 2025. Na área da Educação, serão instaladas uma creche no Jardim Europa e uma nova escola na região da Casa Branca, por meio de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV); a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no Jardim Monte Cristo; a nova escola estadual do Miguel Badra; e ampliação da creche Vila Adelina.

Na área da Saúde, Suzano também ganhará, por meio dos esforços da prefeitura, o Hospital Federal, entre a avenida Roberto Simonsen e a avenida Sete de Setembro; a UPA 24 horas de Palmeiras; o Centro de Apoio à Criança com Deficiência, que será construído no Parque Municipal Max Feffer; as UBSs nos bairros Parque do Colégio, Jardim Saúde e Cidade Boa Vista; o Caps 24 horas na região norte; e a Clínica da Família em Palmeiras.

No âmbito da infraestrutura viária, serão garantidos serviços que viabilizarão a duplicação da avenida Jorge Bey Maluf; a alça de saída do Trecho-Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21); o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; e a pavimentação da avenida Miguel Badra. Nesse contexto, também contribuirão para as melhorias na circulação na cidade a implantação do Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno e a inauguração da nova sede da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, que proporcionará melhores condições de trabalho para as equipes que estão nas ruas.

Na área da Segurança, serão instalados o Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) e a nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. Para a cidade, ainda serão proporcionados o Centro de Bem-Estar Animal, no Parque Max Feffer; o Centro Unificado de Serviços (Centrus) de Palmeiras; o Parque de Esporte e Cultura de Palmeiras; o Conselho Tutelar de Palmeiras; o Centro de Educação Ambiental no Parque do Mirante; o novo sistema de Controle de Inundações no Parque Maria Helena e na Vila Maluf; a urbanização da comunidade do Jardim Monte Cristo; e a requalificação da Lagoa Azul.

O prefeito Pedro Ishi destacou a evolução que vem ocorrendo na cidade desde 2017. "Nosso município está sentindo os efeitos positivos de um trabalho feito com profissionalismo e respeito às pessoas. Tenho muito orgulho de ter feito parte da equipe conduzida pelo sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, que transformou Suzano de uma maneira jamais vista nos seus 75 primeiros anos de emancipação político-administrativa. Temos vivido uma nova era, de amor à cidade e aos seus cidadãos", ressaltou.

O chefe do Poder Executivo suzanense ainda frisou que o município manterá essa curva de crescimento com tudo que está para ser concretizado. "Temos muitos motivos para comemorar, não só pelo que já foi feito, mas pelo que está por vir. Temos novos projetos voltados aos diferentes setores que impactam diretamente na qualidade de vida da população. Estamos muito mobilizados para continuar trabalhando pelos moradores, buscando manter nossa cidade nesse nível de desenvolvimento e fazendo com que Suzano se torne cada vez mais relevante nos cenários regional, estadual e nacional", pontuou Pedro Ishi.