Ainda há 120 vagas em aberto para os cursos gratuitos de capacitação profissional e geração de renda promovidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes. Nesta etapa, ampliando as opções de aprendizagem, a idade mínima exigida para os interessados nas aulas de Videomaker e Maquiagem é de 16 anos, com turmas no Polo da Vila Brasileira e nas duas unidades descentralizadas de Cezar de Souza (Paróquia São Pedro Apóstolo e Comunidade São Francisco de Assis).
Já para os maiores de 18 anos, há opções com disponibilidade de vagas nas modalidades Barbearia e Mãos na Massa (Vila Brasileira) e Auxiliar de Cabeleireiro e Salgados e Doces para Festas (Cezar de Souza).
As aulas começam no próximo dia 5 de maio. Ao todo foram abertas 720 vagas direcionadas à população de baixa renda, sendo 560 no Polo da Vila Brasileira, nos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelha, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (alongamento de unhas); e outras 160 nas unidades descentralizadas que funcionarão na Paróquia São Pedro Apóstolo e Comunidade São Francisco de Assis, em Cezar de Souza, para Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Salgados e Doces para Festas e Videomaker.
Devido à grande procura em menos de uma semana do início das inscrições, a maioria dos cursos já está com vagas esgotadas. Entre as modalidades disponíveis, há novidades, como as aulas de Videomaker, profissão que nos últimos anos tem crescimento exponencial com o avanço das plataformas de vídeo e redes sociais, como YouTube, TikTok e Instagram, elevando a demanda por conteúdo visual. O curso reúne informações sobre conteúdos audiovisuais que atraem e engajam o público, além de estudos sobre câmeras, lentes, luz, movimentos, planos, enquadramentos, som, edição e pós-produção. Os alunos também poderão acompanhar noções básicas de manuseio de drones para filmagens.
Os cursos oferecidos na área de beleza, como Maquiagem, Auxiliar de Cabeleireiro e Barbearia, também oferecem aos alunos a oportunidade de ampliação do leque de atuação, proporcionando a possibilidade de empreender, apostando no próprio negócio, ou inserção no mercado, prestando serviços em estabelecimentos comerciais de terceiros.
No segmento de culinária, os cursos de Salgados e Doces para Festas e Mãos na Massa atendem as pessoas interessadas em gerar renda preparando produtos alimentícios sob encomenda ou a pronta entrega, além de abrir portas para o trabalho em empresas do ramo.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, com turmas pela manhã, das 8h às 11h, ou à tarde, das 13h às 16h. Os dias e horários variam de acordo com o curso escolhido pelo interessado. Todos os cursos são gratuitos, mas os materiais utilizados em sala de aula ficam sob responsabilidade dos alunos. No caso de Videomaker e Maquiagem, em que a idade mínima exigida é de 16 anos, a ficha de inscrição impressa deverá ser assinada pelo pai/mãe ou responsável maior de 18 anos no primeiro dia de aula.
A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, destaca a importância da iniciativa, direcionada às pessoas de baixa renda, para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de ações de empreendedorismo. “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade e os cursos profissionalizantes gratuitos são instrumentos essenciais para a qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda”, explica.
Para se inscrever é necessário ter Ensino Fundamental completo e ser morador de Mogi das Cruzes. Os interessados podem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br), no link https://forms.gle/aE5YQh72qNce9DYRA . Mais informações pelo telefone 4798-6365.