Na sessão ordinária nesta quarta-feira (16), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou a criação de duas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs). Uma delas, de acordo com o Projeto de Resolução n.º 5/2025, visa acompanhar e promover o debate sobre a revitalização do Centro da cidade. A propositura é de autoria da vereadora Malu Fernandes (PL). Já o Projeto de Resolução n.º 02/2025, de autoria do vereador Clodoaldo de Moraes (PL), cria uma CEV para angariar verbas para Mogi das Cruzes. Para ambas as CEVs, o prazo de funcionamento será de 180 dias, a partir da data de publicação da resolução.
A comissão especial para a revitalização do Centro deve buscar soluções e melhorias em conjunto com a Prefeitura, comerciantes, empresas, empreendedores de rua e profissionais autônomos. Entre os objetivos, está discutir a viabilização da retomada de um posto da Guarda Civil Municipal (GCM), a revisão das políticas de IPTU para comerciantes da área central e medidas de apoio aos empreendedores de rua.
De acordo com a justificativa do projeto, a revitalização do centro de Mogi das Cruzes é fundamental para atrair consumidores, fomentar o consumo e fortalecer a economia local. "A reconstrução do Centro é importante para atrair mais investimentos, para fomentar o turismo, para gerar empregos e para valorizar os imóveis daquela área. Precisamos também escutar os comerciantes e suas necessidades. Assim, esta Casa de Leis poderá acompanhar mais de perto os investimentos da Prefeitura neste aspecto", afirma Malu Fernandes.
Recursos
O segundo colegiado parlamentar aprovado pelos vereadores será composto por cinco membros e terá como objetivo buscar a liberação de recursos orçamentários junto ao Governo Federal, abrangendo ministérios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e demais órgãos federais, além do Governo do Estado de São Paulo, suas secretarias e outros órgãos.
"Esta Comissão será de suma importância para a retomada do crescimento e desenvolvimento de Mogi das Cruzes. Estamos reativando esse grupo de parlamentares para potencializar a expansão de Mogi. Queremos que nosso Município volte a ser um grande canteiro de obras. Somente com a arrecadação, isso não é possível. Por isso, vamos trabalhar muito com esta Comissão, independentemente de partidos, para cobrar um olhar especial para o Município. No cenário nacional, existem mais de 6 mil prefeituras. Se não cobrarmos investimentos para cá, vai ser difícil avançar na Educação, no Saneamento, na Saúde e em outros setores", disse o autor da propositura.
Homenagem
A Moção n.º 62/2025, autoria do vereador Marcos Furlan (Pode), também foi aprovada, com “Votos de Aplausos e Congratulações” à judoca Manuela Akemi Noma, de 12 anos, por suas conquistas no esporte. Manuela, que treina na Associação Namie de Judô, tem se destacado em diversas competições, conquistando o bicampeonato Paulista (2022/2023) e o Campeonato Brasileiro Regional V (2025).