A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes informou que o Parque Centenário será interditado totalmente a partir desta terça-feira (4) devido ao transbordamento dos lagos, o que já havia provocado o fechamento de partes das trilhas de caminhada, sobretudo perto do rio Tietê.
Com a interdição, o parque permanecerá fechado até que o nível das águas diminua. A retomada de seu funcionamento normal será informada oportunamente pelos canais oficiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Monitoramento
Como parte do trabalho de monitoramento realizado diariamente, técnicos da pasta constataram na última quinta-feira (30/1) o aumento do volume de água dos lagos do Parque Centenário e o consequente alagamento de trechos da pista de caminhada. Por isso, a secretaria fez o isolamento das áreas alagadas com fitas zebradas para evitar caminhadas e também com o objetivo de orientar as pessoas sobre a necessidade de prevenção contra carrapatos, reforçando a orientação já existente em placas fixadas no parque.
A Secretaria possui uma protocolo de atuação definido para situações como esta, que inclui isolar as áreas afetadas, informando os frequentadores, o que já aconteceu. Além disso, a Guarda Municipal está presente no local.
Localizado nas margens do rio Tietê, o parque é uma região de várzea e a água que se acumula em sua área deixa de seguir pelo rio Tietê, contribuindo para manter o nível do rio mais baixo e atuando também como um piscinão natural, em uma solução baseada na própria natureza.