A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19), o Projeto de Resolução nº 01/2025, que cria uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir a estrutura tributária do município. O objetivo é promover debates e diálogos com a população, buscando diretrizes para modernizar e atualizar os tributos locais a fim de construir um sistema de contribuição mais justo e eficiente.

De autoria do vereador Mauro Araújo (MDB), a propositura prevê um colegiado composto por três membros e com prazo de 180 dias para funcionamento, prorrogável por igual período.

Segundo o parlamentar, a intenção é "reforçar o papel do Legislativo como protagonista no debate de políticas públicas que busquem equilíbrio e estímulo ao desenvolvimento socioeconômico do município".

O trabalho da comissão buscará a "Simplificação Tributária, Equidade Fiscal, Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, Ajustes e Adequações às Mudanças Nacionais, Transparência e Participação Popular". A ideia é revisar a legislação municipal, corrigir distorções, fomentar investimentos e garantir que as mudanças atendam as demandas locais.

Cinema

Os vereadores aprovaram também a Moção n. º 15/2025, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à produtora cinematográfica Lightray Multimédia e ao diretor e cineasta Pedro Gandolla, em reconhecimento ao sucesso alcançado com os curtas-metragens "Windows" e "A Noite de Samedi". A propositura, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), visa celebrar as 14 premiações internacionais conquistadas pelos filmes em festivais de oito países, incluindo Alemanha, Estados Unidos, França e Vietnã.

A parlamentar destacou que os prêmios obtidos, que incluem melhor direção, edição e efeitos visuais, representam uma grande conquista para o cinema independente e reforçam o talento e a capacidade dos artistas locais no cenário audiovisual mundial. Ambos os filmes, produzidos com recursos próprios e trabalho voluntário, abordam temas relevantes da sociedade contemporânea.

Segundo a Moção, os filmes "refletem questões profundas da sociedade contemporânea, abordando temas como isolamento, solidão e o impacto das conexões humanas, no caso de 'Windows', e a dinâmica do terror e do cinema fantástico em 'A Noite de Samedi."

No documento aprovado, a Câmara reconhece a importância do trabalho da Lightray Multimédia para a cultura de Mogi das Cruzes e parabeniza a equipe por elevar o nome da cidade no cenário internacional, contribuindo para o fortalecimento do setor audiovisual e sua divulgação regional.

A Moção enfatiza que a exibição dos filmes em Mogi das Cruzes e na região será um marco para a cultura local, como uma forma de incentivar novos talentos e promover a valorização do cinema independente. “Nossa Cidade é muito rica na produção cultural. Seu conjunto de artistas reúne talentos de várias modalidades. Precisamos valorizá-los para construir memória histórica”, disse Paz.

Imperador do Japão 

Destaque ainda para a Moção n.º 16/25, que expressa “Votos de aplausos e congratulações” ao Imperador do Japão, Naruhito, pelo seu 65º aniversário. A Moção n.º 16/25 é assinada pela vereadora Priscila Yamagami (PP) e pelos vereadores Pedro Komura (União Brasil), prof. Edu Ota (Pode), Mauro Yokoyama (PL) e Vitor Emori (PL).

O documento ressalta a importância da figura do Imperador Naruhito, o 126º a assumir o trono japonês, em 1º de maio de 2019, e sua contribuição para a cultura e história do Japão. A Moção destaca que Naruhito é "filho primogênito do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko, especializou-se em História Medieval Japonesa e fez doutorado em Humanidades."

Na justificativa da homenagem, os autores da propositura destacaram a forte ligação de Mogi das Cruzes com a cultura japonesa, que abriga uma das maiores colônias japonesas do Brasil. "Fica registrada a homenagem, em nome de todos os descendentes e japoneses moradores de Mogi das Cruzes, que tem uma das maiores colônias japonesas do Brasil e a cultura oriental como parte de sua identidade. Amanhã haverá a celebração em São Paulo no Consulado. Sou neta de japoneses e a cultura nipônica fez parte da minha infância", afirma Priscila.

Pedro Komura, coautor, também se manifestou. “O aniversário do imperador é uma tradição japonesa e serve como uma confraternização, que costuma acontecer na casa do cônsul, em São Paulo. Mogi é a segunda maior comunidade japonesa fora do Japão, perdendo apenas para a Capita paulista. Aqui, temos o Akimatsuri, a maior festa japonesa do Brasil”.

Vitor Emori foi mais um a expressar seu reconhecimento à data. “É uma honra muito grande prestigiar a família imperial, que sofreu tanto, especialmente na Segunda Guerra (1939-1945)”.

Edu Ota (Pode). “A comunidade japonesa foi determinante para o desenvolvimento de Mogi. É uma honra homenagear a nossa família imperial”.

A homenagem coincide com as celebrações do aniversário do Imperador Naruhito pelas embaixadas japonesas ao redor do mundo, incluindo um evento realizado no Consulado Japonês em São Paulo, onde a vereadora Priscila Yamagami foi uma das convidadas.

Atletismo 

Outra Moção foi direcionada à equipe de atletismo do Cocuera. que representou a Delegação Brasileira Nikkei na 26ª edição da “Confraternização Internacional Esportiva Nikkei (CONFRA)”. A iniciativa é do vereador Vitor Emori (PL).

O evento, que ocorre bienalmente, foi sediado neste ano em Lima, no Peru, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, reunindo mais de 1.500 atletas de 10 países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Na categoria de menores, a Delegação contou com nove atletas mogianos, dos quais sete conquistaram medalhas. Entre os destaques da categoria Sub-12, Julia Ayumi Nagase teve o primeiro lugar nos 600 metros e no revezamento 4x50, além de dois terceiros lugares no salto em distância. Luísa Yuhasi Kitaguchi também subiu ao pódio como campeã no revezamento 4x50.

Na categoria Sub-14, Guilherme Hideki Kawakami conquistou o terceiro lugar nos 600 metros, enquanto Isabella Naomi Cubas Ota garantiu o ouro na mesma prova. Já na categoria Sub-16, Tiago Hiroshi Sampaio Kato brilhou no arremesso de peso, ficando com a primeira colocação, além de um terceiro lugar nos 800 metros. Caio Yoiti Maeda e Rafael Naoki Kawakami também tiveram ótimo desempenho, com vitórias no revezamento 4x100 e outras conquistas individuais.

A Moção de Aplausos ressaltou o trabalho fundamental do professor Anderson Yoiti Nakasato, técnico da Delegação Brasileira Nikkei, e de Ana Mizoguchi, chefe da delegação, pelo apoio e desenvolvimento dos atletas. “Nossos atletas tiveram um desempenho formidável na Confra, que reúne várias modalidades. Tive a honra de acompanhar esses mogianos na disputa. Foi um resultado extraordinário, que resultou na conquista do primeiro lugar pela seleção brasileira, da qual os esportistas de Mogi fizeram parte”.

O Legislativo encaminhará a homenagem à prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Frederico Vitali Abib, destacando a importância do esporte e o brilhantismo dos atletas mogianos.