A primeira agenda da nova gestão de Mogi das Cruzes, na manhã desta quinta-feira (2), foi o início de uma grande ação de zeladoria e mutirão de saúde, começando pelo distrito de Jundiapeba. A prefeita Mara Bertaiolli (PL) e o vice Téo Cusatis (PSD) acompanharam o início dos trabalhos que serão realizados por 230 profissionais das Secretarias de Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos. As atividades, coordenadas pelo coronel Eli Nepomuceno, chefe de Gabinete de Cusatis, têm como objetivo a prevenção aos impactos do período de chuvas e também contra a dengue. 

De acordo com a prefeita, o trabalho iniciado no distrito será estendido para toda a cidade ao longo do mandato para prevenir enchentes. O próximo bairro a ser atendido será Brás Cubas. Mara afirmou ainda que na tarde desta quinta-feira, uma equipe da SP Águas – Agência de Águas do Estado de São Paulo (antigo DAEE) também estaria trabalhando para desobstrução dos rios Jundiaí e Oropó. 

“Brás Cubas depois de Jundiapeba, são os bairros que enfrentam mais problemas com as chuvas, regiões que precisam de uma intervenção imediata”, disse Nepomuceno. Segundo ele, há uma grande densidade de pessoas morando próximo ao rio Jundiaí, em Jundiapeba, além de ruas que precisam ser limpas, assim como pontos de alagamento próximo à estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na área de Mobliidade, estão previstos trabalhos de revitalização de faixas de pedestre e da sinalização. 

Cusatis destacou que as ações são preventivas. “A ideia é que isso minimize qualquer evento climático, que é imponderável, mas obviamente se tiver alguma outra coisa que aconteça em outro bairro da cidade haverá toda uma mobilização”, afirmou. 

Pela Saúde, no combate à dengue, equipes farão o estudo de densidade larvária. “Vamos avaliar desde o começo do ano, apesar de a dengue estar na cidade inteira, onde vai ter mais prioridades. Estamos tentando nos anteciparmos da melhor maneira possível”, completou o vice-prefeito.  

Obras, limpeza e secretariado 

Mara também falou sobre a continuidade das obras em andamento, como a rotatória do Habib’s: “Vamos continuar todas as obras que estavam planejadas e vamos fazer de tudo para desafogar esse trânsito. A prioridade sempre é trazer a qualidade e o cuidado para o mogiano, então nada vai ser parado, tudo que nós pudermos continuar, vamos continuar”.

Sobre a Secretaria da Mulher, a prefeita adiantou que a pessoa escolhida estava fora da cidade devido a compromissos particulares, por isso não foi anunciada na posse, mas o nome deve ser divulgado em breve. Mara também afirmou que deve se reunir com a direção da empresa Peralta, atual responsável pelos serviços de limpeza urbana da cidade para cobrar a qualidade do trabalho realizado e revisar os contratos.