Mais de 500 pessoas prestigiaram em Arujá a sessão solene de posse do prefeito reeleito Luís Camargo (PSD), o  vice-prefeito Rodolfo Machado (PL) e vereadores e vereadoras eleitos na quarta-feira (1). A cerimônia, realizada na Associação Cultural de Arujá (Kaikan) reuniu autoridades, agentes políticos, lideranças e população. O vereador Danilo da Silva Santos, o Professor Danilo (PSD), presidiu a sessão.

Em seu discurso, Danilo, que já atuava na Câmara como suplente, disse que o papel do vereador “é representar a voz de cada um, servir de coração e suportar o peso da responsabilidade”. Ele também afirmou que a Câmara continuará alinhada ao Poder Executivo. “Iremos contribuir com um Legislativo de coalização a fim de unir forças e construir uma agenda propositiva”, pontuou.

O prefeito reforçou a importância da manutenção da aliança com os vereadores, agradecendo a colaboração durante seu primeiro mandato. Garantiu ao público que “não irá decepcionar”, pois tem consciência que ainda há muito a ser feito. “Temos de ter olhar crítico e perceber que dá para melhorar e alcançar a excelência”. Ele citou nominalmente todos os secretários, mas fez menção especial à criação da Secretaria das Mulheres, da Pessoa com Deficiência e da Igualdade Racial. Em sua avaliação, a pasta representa um avanço no debate sobre os problemas que afetam as minorias sociais.

Representando o governador do Estado, compôs a mesa e discursou em nome de Tarcísio de Freitas o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. O ex-deputado não poupou elogios ao prefeito, à Câmara e a cidade de Arujá. “Temos uma Câmara de qualidade que tenho certeza fará uma legislatura profícua. Meu desejo é que este Legislativo marquem as suas vidas e desta cidade”, disse ao se dirigir aos vereadores eleitos.

Ao se colocar como “embaixador do prefeito no Estado”, Lucena ressaltou o prestígio conquistado por Camargo nas esferas estadual e federal e disse que será “o 15º secretário de Arujá”, se colocando à disposição para ajudar a cidade.

Vereadores

Também foram empossados os vereadores que integram a 16ª Legislatura. A primeira sessão ordinária de 2025 está prevista para o dia 3 de fevereiro, após o fim do recesso parlamentar. A Casa de Leis contará com:  

Ana Lucia dos Santos (PSD)

Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD)

Caio Guilherme Ferreira Melo (União Brasil)

Danilo da Silva Santos (PSD)

Divinei da Silva (PL)

Fabio Messias Viana Ferreira (PSD)

Juvenildo Barboza da Silva (PP)

Leandro Franco Larini (PL)

Luciano Aparecido de Lima (PP)

Paulo Henrique Maiolino (PSD)

Roberto Daniel Duarte (PODE)

Roberto Marques da Silva (PSD)

Samoel Maia de Oliveira (Republicanos)

Tiago Souza Santana (MDB)

Uelton de Souza Almeida (União Brasil)

Mesa Diretiva 

Por unanimidade, vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profa. Cris, assumirá o comando do Legislativo no primeiro ano da 16ª Legislatura. A Mesa Diretora ainda será composta pelos vereadores Pastor Samoel Maia (Republicanos), na Vice-Presidência; Divinei (PL), reeleito como 1º Secretário, e Luciano Lima (PP) na 2ª Secretaria.

À exceção da 1ª secretaria, que contou com a candidatura do estreante Caio Mãos Solidárias (União Brasil), os demais parlamentares foram os únicos a disputar os respectivos cargos, sendo eleitos por unanimidade. Divinei venceu a disputa pela 1ª secretaria por oito votos a sete.

Desafio

Pela primeira vez assumindo a Presidência do Legislativo, a vereadora Profª Cris (PSD) agradeceu o apoio dos demais parlamentares, disse que a tarefa “é um grande desafio” e que buscará realizar um mandato marcado pelo “diálogo, pela transparência, pela democracia e pelo debate de ideias para fazer o melhor por Arujá”.

Antes de confirmar sua eleição, Cris salientou seu compromisso com as mulheres e falou das dificuldades de atuar na política, ainda que faça parte da “maioria da população”. A vereadora atuava até 2024 como procuradora da Mulher na Câmara de Arujá e era a única representante feminina no Legislativo.

A partir dessa Legislatura, a Câmara contará também com Ana do Esporte, eleita pelo PSD.

A presidenta da Casa Legislativa disse que os vereadores atuarão alinhados com o Poder Executivo. “Trabalharemos em conjunto com o prefeito e discutiremos aqui as melhores soluções a fim de que os secretários executem o melhor serviço”, falou ao citar nominalmente Abelzinho, Souzão e Renan Lucena, respectivamente os titulares das pastas de Governo, Obras e Turismo da Prefeitura de Arujá.