A campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) “Fique Sabendo!”, conduzida pela Secretaria de Saúde de Suzano até o último dia 20 (sexta-feira), garantiu a realização de 1.214 testes rápidos destinados à verificação de HIV (401), de sífilis (391) e das hepatites B (224) e C (198). O trabalho alusivo ao “Dezembro Vermelho”, iniciativa voltada a esse cuidado específico, demonstrou, por meio dos exames, 22 casos prováveis de sífilis após o resultado reagente e detectou um caso de HIV. As ações ainda proporcionaram 281 coletas que serão analisadas em laboratório, sendo 126 para HIV e 155 para sífilis. Outros cem autotestes para HIV foram distribuídos.
O Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV de Suzano organizou as atividades realizadas nos 24 postos da rede municipal desde a primeira segunda-feira (02/12) de dezembro, dia em que também houve orientações na Estação Suzano da Linha 11 Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No primeiro sábado do mês (07/12) ocorreram testagens na Clínica da Família André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 - Cidade Boa Vista) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal (rua Dr. Prudente de Moraes, 2.719). Este foi considerado o “Dia D” da campanha, que garantiu 98 testes rápidos, sendo 49 para HIV e 49 para sífilis.
O público-alvo foi aquele mais vulnerável ao risco do HIV no município, que inclui homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e transsexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. Além das testagens, foram distribuídos insumos de prevenção, e reforçadas informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha também se propôs a oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias, para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e a mortalidade por Aids.
Neste mês, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) iniciou, no último dia 18 (quarta-feira), uma nova atuação relacionada ao acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na cidade, para proporcionar à população oferta e atendimento nas modalidades diária e sob demanda. Isso representa uma alteração no procedimento realizado pelo setor, cuja rotina se baseava apenas na dispensação dos comprimidos na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) do equipamento, mediante apresentação de formulário de prescrição fornecida por algum serviço público ou privado.
Por conta das ações de prevenção a estas infecções, Suzano recebeu do Ministério da Saúde, durante premiação realizada em Brasília no dia 29 de novembro deste ano, o selo prata de boas práticas desenvolvidas para o combate à transmissão vertical (da mãe para o bebê) de HIV e hepatite B. A cidade foi a única do Alto Tietê a receber essa certificação dupla, a partir do trabalho implementado pelas equipes responsáveis. Ao todo, 61 municípios foram representados na cerimônia.
A coordenadora do Programa Municipal IST/HIV e Hepatites Virais de Suzano, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, afirmou que a campanha “Fique Sabendo!” contribuiu com o levantamento de informações sobre os munícipes que precisam de acompanhamento. “Conseguimos identificar casos de pessoas que podem ser portadoras do HIV e de sífilis. O grande objetivo da iniciativa é garantir o início imediato do tratamento e impedir a transmissão dessas infecções para outras pessoas. Entendo que cumprimos nosso papel ao detectar, alertar e conscientizar a população que participou”, declarou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a atividade valorizou mais uma importante iniciativa destinada à melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais esta campanha, que é extremamente relevante para reforçar o cuidado aos munícipes, ao ofertar testagens e compartilhar recomendações importantes sobre o HIV, a sífilis e as hepatites B e C. Reforçamos as ações na rede municipal para que a população pudesse realizar os exames necessários e tirar dúvidas sobre as infecções, de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o chefe da pasta.
Cidades
27/12/2024 às 10:28
Campanha garante 1,2 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite
Por: Portal News
Trabalho alusivo ao “Dezembro Vermelho”, demonstrou, por meio dos exames, 22 casos prováveis de sífilis
Público-alvo foi aquele mais vulnerável ao risco do HIV no município
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano