O aposentado Valter do Império, de 76 anos, afirma ter sido vítima de uma fraude e que está com o dinheiro de aposentadoria dos meses de agosto e setembro retido. O problema, segundo ele, começou após ter o cartão preso em um caixa eletrônico do Banco Mercantil, localizado na região central de Mogi das Cruzes, no dia 29 de julho. No mesmo dia, de acordo com sua irmã, Solange Mar do Império, foram sacados R$ 5 mil da conta do aposentado em uma agência do banco em Suzano. Ela destacou que, mesmo com registro de Boletim de Ocorrência e reclamações na Ouvidoria da instituição, os valores seguem bloqueados.
Quando o cartão ficou preso no caixa eletrônico, no mês de julho, Solange disse que Valter pediu ajuda a outra cliente, que ligou para o banco explicando a situação e solicitando o bloqueio. Durante a ligação, teria sido informado que o cartão seria bloqueado e um novo seria providenciado. Horas depois, segundo a irmã do aposentado, foi realizada uma transferência no valor de R$ 5 mil para a conta e dois saques, no valor de R$ 2.500 cada. Valter apenas percebeu o problema no início do mês de agosto, quando foi sacar a aposentadoria e constatou que não havia nada na conta.
De acordo com a irmã, desde o ocorrido Valter vai diariamente até o banco em busca de uma solução, já que depende do dinheiro bloqueado para o pagamento das contas e de um empréstimo pessoal do próprio Banco Mercantil que está somando juros desde o bloqueio de seu benefício em agosto. O aposentado também entrou em contato com a Ouvidoria da instituição, que ainda não teria respondido a sua solicitou e o caso foi registrado na Delegacia de Suzano como furto mediante fraude e segue em investigação.
Banco
Procurado pela Reportagem, o Banco Mercantil informou em nota que "lamenta que golpes estejam sendo praticados contra instituições financeiras e consumidores, e esclarece que adota criteriosas medidas de segurança e cumpre rigorosamente as normas legais para resguardar os direitos de seus correntistas".
No caso em questão, segundo o banco, "as movimentações foram realizadas mediante o uso de cartão e senha, que são de caráter pessoal e intransferível. Mesmo diante disso, foi apresentada uma proposta de renegociação para os contratos firmados, a qual não foi aceita".
"O Mercantil reforça a importância de que todos os clientes sigam as orientações de segurança disponíveis no site oficial, nas redes sociais e em comunicações ativas, com o objetivo de prevenir fraudes e golpes", finaliza a nota.
*Texto supervisionado pelo editor.