Criado em 2022 por Kátia Miranda, o Projeto Arte na Garagem é uma iniciativa de inclusão social e reabilitação para pessoas com deficiência em Salesópolis. A ação promove autonomia e autoestima através de oficinas de arte e atividades funcionais para jovens e adultos. Recentemente, o Arte na Garagem ganhou destaque ao ser o segundo colocado do Prêmio Inclusão em Neuroeducação, da Rhema Neuroeducação, sendo reconhecido por seu impacto positivo na vida de pessoas com deficiência.
Segundo Kátia, foram os desafios pessoais que moldaram seu compromisso com a inclusão. Em 2011, ela descobriu que seu filho fazia parte do espectro autista e decidiu buscar formação em pedagogia para apoiar o desenvolvimento dele. Anos depois, durante a pandemia de Covid-19, Kátia acompanhou de perto as dificuldades de acesso a serviços educacionais e de suporte para pessoas com deficiência em Salesópolis, o que a motivou a criar o projeto.
Ela conta que passou a usar a garagem de casa para realizar as oficinas, deixando o espaço acessível para receber os alunos. “Com o tempo e recursos próprios foi possível aumentar o espaço, proporcionando mais conforto para eles, como uma sala multifuncional e sala para receber as famílias, além da adaptação do banheiro”, afirma.
Benefícios e abordagem inclusiva
As oficinas realizadas no Projeto Arte na Garagem combinam atividades de arte e jogos psicomotores, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades sociais, motoras e cognitivas em um ambiente acolhedor e acessível. A reciclagem e o uso de materiais sustentáveis são parte importante, que não só estimulam a criatividade dos alunos, mas também incentivam a consciência ambiental.
Segundo Kátia, ao interagir com a arte e as atividades propostas, os participantes melhoram suas habilidades de comunicação, experimentam novas sensações e descobrem formas de se expressar. E, além das oficinas, o projeto inclui atividades que envolvem os familiares dos alunos, promovendo um ambiente de suporte que se estende ao cotidiano.
“Recentemente, foram incluídas oficinas com as mães dos alunos, que agora têm a oportunidade de criar peças artesanais, gerando, assim, uma fonte de renda para a família e reforçando o vínculo com o projeto”, conta a fundadora do Arte na Garagem. Atualmente, o projeto atende 25 alunos de forma contínua e personalizada, promovendo a autonomia dos participantes.
Rhema Neuroeducação
A visibilidade proporcionada pelo Prêmio Inclusão em Neuroeducação trouxe novas oportunidades para o projeto, incluindo uma proposta de parceria com a prefeitura para expandir as atividades em 2025. Kátia conta que, através da Rhema Neuroeducação, teve acesso a uma formação essencial para a criação e o desenvolvimento do Projeto Arte na Garagem. Ela vê a inclusão não apenas como uma responsabilidade social, mas como um direito fundamental, e espera que mais iniciativas possam surgir em outras comunidades. “Se cada profissional abrir sua própria ‘garagem’ para essas pessoas, teremos um mundo mais justo e inclusivo”, afirma.
A Rhema Neuroeducação foi fundada por Fábio e Mara Duarte da Costa, com a missão de capacitar profissionais da educação para atuar no desenvolvimento e inclusão infantil e de pessoas com deficiência. Presente em mais de 20 países, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e eventos gratuitos que impactam milhões de pessoas ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site rhemaneuroeducacao.com.br.