O I Fórum Municipal de Educação para a Infância, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, contou em sua programação com 35 apresentações de pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da rede municipal de ensino. Educadores da cidade puderam compartilhar práticas e vivências, enriquecendo o debate e a reflexão sobre uma cidade inclusiva e multicultural.
A programação do fórum começou no dia 29 de outubro e também contou com palestras e visitas monitoradas. As práticas e pesquisas foram organizadas em 17 salas temáticas entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. Profissionais de diferentes bairros da cidade apresentaram uma ampla gama de trabalhos e projetos com base nos três eixos do fórum: Práticas Pedagógicas subjacentes ao Currículo Municipal, Práticas pedagógicas: diversidade e inclusão e Gestão Pedagógica Democrática: inclusão e multiculturalismo.
As apresentações aconteceram no Auditório e salas do Bloco Didático do Cemforpe e no Auditório da Escola de Governo e Gestão. “Agradecemos a cada profissional da rede municipal que aceitou o desafio de apresentar sua prática. Foram quatro dias de muito trabalho e tivemos um resultado bastante positivo. Foram debatidos temas importantes, que irão promover reflexões e influenciar na prática das nossas escolas”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Confira abaixo a programação completa do I Fórum da Educação para a Infância.
As salas abordaram temas, como o desenvolvimento e aprendizagem significativa por meio de diferentes iniciativas, envolvendo a leitura, o brincar, habilidades socioemocionais, escrita, educação ambiental, educação financeira, entre outros temas. A programação contou ainda com práticas inclusivas e multiculturais, gestão democrática e formação continuada de professores.
A partir do tema “Por uma cidade inclusiva e multicultural”, o Fórum promoveu discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, diversidade e gestão democrática. O objetivo foi proporcionar um espaço de troca de experiências, visando à melhoria das práticas pedagógicas e ao fortalecimento de uma gestão escolar mais inclusiva.
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