A eleição em Mogi das Cruzes terminou no primeiro turno, com a vitória da candidata Mara Bertaiolli, do PL, com 51,08% dos votos. Ela foi escolhida por 113.271 eleitores da cidade, de um total de 221.751 votos válidos registrados neste domingo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vice-prefeito da ex-primeira dama, que foi presidente da Associação de Voluntariado de Mogi das Cruzes, é Marcello Delascio Cusatis, o Téo Cusatis (PSD), ex-secretário municipal de Saúde. 

O atual prefeito Caio Cunha (Podemos) ficou em segundo lugar, com 31,15%, o que representa 69.065 votos, seguido por Rodrigo Valverde (PT), com 16,6%, ou seja, 36.811 votos. Os candidatos Sheila Mantovanni e Roberto Rodrigues não alcançaram 1% do total de 221.751 votos válidos. Sheila ficou com 0,66% (1.453) e o Rodrigues com 0,52% (1.151). Foram registrados 14.212 (5,73%) votos nulos e 11.992 (4,84%) em branco. 

Mara, que é esposa do ex-prefeito e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), e Téo Cusatis disputaram a Prefeitura de Mogi pela coligação "Compromisso e Amor por Mogi", que reunindo além do PL e PSD, Republicanos, Progressistas, MDB e União Brasil. 

"Mogi das Cruzes escolheu o caminho da dedicação, da transformação e de um futuro melhor para todos. Agradeço de coração a cada mogiana e mogiano que acreditou, apoiou e esteve ao nosso lado nessa caminhada. Ser a primeira Prefeita de Mogi é uma honra, e vou fazer valer esse compromisso. Juntos, estamos iniciando um novo capítulo", destacou Mara em uma publicação em suas redes sociais. 

Concorrentes

Em suas redes sociais, Cunha agradeceu aos votos recebidos de 69.065 mogianos e mogianas. "Seguimos firmes no propósito de buscar o melhor para a nossa cidade. Vamos fazer o melhor processo de transição possível, para garantir a continuidade de todas as conquistas que tivemos até aqui. Agradeço ao meu parceiro nessa jornada, o Tenente-coronel Joel Chen - sua bravura me inspira todos os dias. Minha oração é para que Deus abençoe a gestão de Mara Bertaiolli, eleita hoje, e a quem parabenizo. Parabéns também aos 6 vereadores eleitos pela nossa Coligação - Maurinho do Despachante, Marcos Furlan, Professor Eduardo Ota, John Ross, Juliano Botelho e Johnny da Inclusão. Vamos pra cima, que ainda tem muito trabalho pela frente!", destacou o atual prefeito. 

Valverde, por meio de nota, agradeceu os votos recebidos: "Gostaria de expressar meu mais profundo agradecimento aos 36.811 mogianos e mogianas que confiaram em nosso projeto de transformação para Mogi das Cruzes. Cada voto recebido foi um ato de coragem e esperança, e me enche de gratidão e responsabilidade para continuar nossa luta por uma cidade mais justa e inclusiva. Sei que a jornada não é fácil, especialmente diante da diferença financeira dos nossos adversários e a rejeição que nosso partido ainda enfrenta. Mas continuamos firmes, pois acreditamos que é possível construir um futuro mais igualitário e próspero para todos. Seguimos juntos com os mogianos, enfrentando os desafios e defendendo os interesses da nossa gente". 

Outro agradecimento à cidade foi do candidato Roberto Rodrigues: "Agradeço os 1.151 votos sem gastar um real, sem material, sem verba eleitoral, sem tempo de televisão, sem nada. Agradeço Mogi das Cruzes".