A cidade de Guararema completa 125 nesta quinta-feira, dia 19 de setembro. Cortada pelo Rio Paraíba e cercada pela Mata Atlântica, a cidade se consagrou como um dos destinos preferidos da Grande São Paulo, atraindo visitantes da região e de outras localidades. Classificada em 2017 como um Município de Interesse Turístico (MIT), agora a cidade busca o título de Estância Turística, o que aumenta os investimentos recebidos do Governo do Estado no setor.

Para conseguir o desejado título de Estância, a Prefeitura de Guararema informou que são realizados constantes investimentos, como reformas e revitalizações de pontos turísticos. A exemplo da Ilha Grande, que foi reaberta em 2023 com nova identidade visual e se tornou pet friendly, permitindo a entrada de animais. Também foi inaugurado recentemente o Píer Trampolim Odair Pereira de Souza “Vermelho”, no Itapema, que permite a prática de atividades náuticas no rio Paraíba do Sul, e em breve, o futuro Parque do Lago, que será instalado na avenida Antônio Teixeira Muniz. Recentemente também foi implantada a primeira ciclovia do município.

De acordo com Mateus Sartori, secretário municipal de Cultura e Turismo, esses investimentos vêm gerando resultados significativos. “Guararema é uma cidade turística, mas isso vem aumento cada vez mais. Notamos um crescimento não apenas em visitantes que vem conhecer e passar um dia na cidade, mas também de turistas que querem se hospedar e aproveitar tudo que podemos oferecer”, comentou. 

A cidade conta com diversos atrativos ao longo de todo ano. Como exemplo o projeto “Guararema Cidade Natal”, evento que acontece entre os meses de dezembro e janeiro, com decoração e iluminação especial nas ruas do município, entre outras atrações natalinas. A programação atrai cerca de 600 mil pessoas por ano, segundo a prefeitura, gerando empregos e renda, o que fomenta o comércio, a rede de hotelaria e toda a infraestrutura turística. 

“Constantemente são feitas melhorias na infraestrutura para atender a população guararemense e garantir qualidade de vida, o que consequentemente deixa a cidade mais bonita e agradável, contribuindo consideravelmente para o turismo na região”, destacou o secretário.

Pontos Turísticos 

Misturando tradição, natureza e muita cultura, a cidade oferece diversas atrações para quem deseja aproveitar com a família, conhecer a natureza ou mergulhar na história da cidade. Um dos pontos de destaque é o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, localizado na rua Inocêncio de Melo Franco, 335. Segundo a administração municipal, o Mirante, que conta com a Praça Sérgio Lopes da Silva, tem toda a infraestrutura necessária para se tornar um ponto de entretenimento, lazer, gastronomia e contemplação.

Outro local importante é a Estação Literária Profa Maria de Lourdes Évora Camargo, localizada na rua 19 de setembro, 233, que possui um grande acervo de livros, DVDs, periódicos (jornais, revistas e gibis), e 40 computadores. Destaque ainda para a Igreja Nossa Senhora da Escada, na rua Padre Salvador Cardoso, que foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1941, e está aberta para visitação. É a única igreja do Brasil que tem a imagem de São Longuinho em altar. 

Agora para aqueles que querem um lugar para se conectar com a natureza, há o Recanto do Américo, conhecido como Pau d’Alho, localizado na rua Coronel Ramalho, onde é possível desfrutar da tranquilidade de paisagens cortadas pelo rio Paraíba do Sul. Conheça outros lugares e rotas turísticas da cidade no site www.guararema.sp.gov.br/turismo

História 

Guararema hoje possui cerca de 31,2 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE (2022). Sua história  começou em meados de XVI, quando surgiu na região médio Paraíba o pequeno povoado Arraial da Escada, que após anos depois se tornou a cidade que conhecemos hoje. O nome Guararema vem do tupi-guarani Pau D’Alho, devido à abundância de árvores que tinham na região.


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.