Mais de 100 pessoas de Mogi das Cruzes e da região, entre adultos e crianças, participaram da campanha para enviar cartas para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, realizada entre os meses de maio e junho. Essa foi a primeira remessa da iniciativa, promovida pela startup Soulcial em parceria com o projeto Cartas Perdidas, que chegou ao Sul na última quarta-feira (03/07). De acordo com Juliana Bertin, co-fundadora da Soulcial, a ideia partiu de Deize Renó, CCO e responsável pela comunicação coorporativa da startup, que há anos acompanha o trabalho desenvolvido pelo projeto.  

As cartas recebidas no Alto Tietê foram enviadas via Correios no dia 25 de junho à Estefânia Silva, voluntária que ficou responsável por distribuir as cartas em abrigos do município de Canoas (RS). A ação completa, liderada somente pelo Cartas, mobilizou mais de 2,5 mil pessoas e foi realizada por meio do jornalista Guilhermo Codazzi, fundador do projeto. 

“Participar do projeto junto ao Cartas Perdidas foi muito importante, porque conseguimos cumprir o objetivo, engajando pessoas em torno de uma causa social super relevante, levando amor e carinho para quem mais precisa”, comentou Juliana. Segundo ela, o primeiro contato com o projeto foi realizado em outubro de 2023. "Quando o Guilhermo iniciou o projeto direcionando as cartas ao Rio Grande do Sul, vimos a oportunidade de apoiar e de levar amor e carinho a nossos irmãos gaúchos", completou.

A ação na região contou com o apoio da Associação Caminhando Juntos de Salesópolis, que enviou diversas cartas escritas por crianças. "Eles enviaram também flautas, como forma de presentear as crianças e propagar os benefícios da música", contou a co-fundadora da Soulcial. Também a Paróquia São Pedro Apóstolo, em César de Souza, envolveu as crianças da catequese e os paroquianos na confecção das cartas, e a empresa JCL Cabos de Aço, que é parceira da Soulcial, incentivou seus funcionários a escreverem e foi um ponto de coleta, assim como o Espaço LER em Mogi.

Se houver adesão de outras entidades, empresas e pessoas, a Soulcial poderá enviar novas remessas para o Rio Grande do Sul. Os interessados podem fazer contato direto com a Soulcial, por meio do site https://soulcial.com.br/ ou pelas redes sociais @somossoulcial. 

Soulcial  

O principal objetivo da Soulcial, de acordo com Juliana, é engajar pessoas e conectá-las a projetos sociais, usando competições, recompensas e transparência. Um dos principais trabalhos realizados é levar recursos por meio de parte do imposto das compras no Estado de São Paulo, de acordo com a Lei da Nota Fiscal Paulista.  

Sobre o futuro, Juliana relata que a startup está em constante crescimento e já prepara ações para o segundo semestre do ano, como o aniversário da Soulcial, que será setembro. Ela destaca as gincanas privadas realizadas em empresas, onde elas investem socialmente e engajam seus colaboradores. Através do aplicativo ‘Soulcial’, uma gincana aberta e as pessoas podem doar cupons fiscais e acumular benefícios de cashback. 


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