A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes apresentou, na noite da última quarta-feira (03), 65 novos guardas municipais que concluíram a primeira fase do treinamento para a atuar na corporação. A partir de agora, os servidores poderão trabalhar em funções administrativas, liberando os agentes que atualmente exercem estas atividades para atuar nas ruas, ampliando as ações de segurança da população.

Nesta primeira fase, os novos agentes da Guarda Civil Municipal realizaram atividades teóricas - que abordaram temas como legislação, formas de atuação da corporação e o estatuto dos guardas municipais - e práticas, com destaque para exercícios físicos de preparação e testes, com foco nas exigências do trabalho cotidiano da corporação, e a capacitação em atendimento pré-hospitalar tático.

"Em meio aos investimentos realizados na segurança pública de Mogi das Cruzes, modificamos a composição do treinamento da Guarda Civil Municipal. Antes, a Prefeitura tinha de esperar oito meses para que os novos guardas municipais pudessem servir a cidade. Com a nova lei, o treinamento passou a ser dividido em duas fases. Os guardas civis municipais, hoje, completam a primeira fase de muita intensidade e treinamento. Quero deixar registrados o meu respeito e os meus parabéns a cada um de vocês que escolheram servir nossa cidade. Completar este primeiro ciclo e estar aqui com seus familiares é fruto do merecimento a cada um de vocês", destacou o prefeito Caio Cunha.

O prefeito lembrou ainda que a administração municipal vem realizando uma série de ações na área da segurança de Mogi das Cruzes e que este trabalho se reflete na queda no número de ocorrências criminais, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

“A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de investimentos para oferecer o direito de segurança para a população, possibilitando melhores condições para o trabalho desenvolvido no município. São ações de tecnologia e inteligência, como a entrega do COI, a implantação da Muralha Digital Inteligente e dos totens de segurança, além da valorização da Guarda Civil Municipal e a integração entre as forças de segurança”, disse.

Os novos guardas municipais realizarão ainda a segunda etapa de treinamento, que abordará temas como a utilização de armas de fogo e legislação de trânsito. Após a conclusão desta fase, os agentes poderão também atuar nas ruas.

Os treinamentos desta turma de guardas municipais têm diferenciações com relação a grupos anteriores, já que conta com a preparação de alguns dos novos profissionais para a atuação em grupamentos específicos, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e em atividades de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).

Com a chegada dos novos integrantes, a Guarda Civil Municipal passa a contar com efetivo de 313 guardas. Com isso, será possível o aumento do efetivo nas ruas no policiamento ostensivo e preventivo, em ações de inteligência, proteção de patrimonial e monitoramento. A previsão é a ampliação em até dois terços o número de guardas municipais nas ruas.

Também participaram da cerimônia desta quarta-feira, o secretário municipal de Segurança, Augusto Cesar Barbosa, o secretário adjunto de Segurança, Cláudio Abdo, o comandante da Guarda Municipal, Walter Siqueira, e o vereador Marcos Furlan.

Valorização da Guarda Municipal

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações para a valorização do trabalho da Guarda Civil Municipal na cidade. Entre os destaques do trabalho está a ampliação do efetivo da corporação, com a criação de 148 novos cargos, no ano passado.

A administração municipal também promoveu a reestruturação do Plano de Carreira da Guarda Municipal, que estabeleceu novas regras para a progressão da categoria no quadro hierárquico, beneficiando e valorizando os guardas municipais. A medida também significou melhoria salarial para os guardas municipais.

A corporação também vem recebendo estrutura, com dez novas viaturas e 12 motocicletas, que estão sendo utilizadas nas ações de patrulhamento e no trabalho dos grupamentos específicos da Guarda Civil Municipal. Também foram adquiridos novos equipamentos que foram incorporados aos trabalhos de rotina dos servidores.

A tecnologia também tem destaque, com a inauguração do Centro de Operações Integradas (COI), a implantação da Muralha Digital Inteligente e a instalação de 40 totens, entre espaços públicos e escolas. As câmeras de monitoramento foram substituídas e modernizadas.

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.