O prefeito Caio Cunha assinou, na manhã desta terça-feira (02), a cessão de uso de uma nova área para ser a base do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros no distrito de Braz Cubas. A cerimônia foi realizada no local que receberá a estrutura, no encontro da avenida Japão com a avenida Júlio Simões e contou com a participação de autoridades municipais e da corporação estadual.

A nova sede substituirá a atual, que fica na avenida Henrique Peres, próximo ao viaduto Professor Argeu Batalha, e oferecerá melhores condições de trabalho para os bombeiros. Após a construção e entrega da nova sede, o imóvel atual deverá ser utilizada por outra estrutura municipal voltada à segurança pública.

“O distrito de Braz Cubas é o mais populoso de Mogi das Cruzes e hoje conta com uma base pequena para a necessidade e para o que o Corpo de Bombeiros representa. Logisticamente, é importante ter uma base nesta nova área, já que o deslocamento é fácil para Braz Cubas, Jundiapeba e bairros periféricos”, afirmou Caio Cunha.

O prefeito destacou ainda a participação do comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Mauro César Carnevalle, para a viabilização da cessão de uso do imóvel. Para que a assinatura fosse possível, foi necessária uma alteração na Lei Orgânica do Município, aprovada pela Câmara Municipal. Na sequência, todas as providências burocráticas e técnicas foram desenvolvidas pelo administração municipal.

“Agradecemos à Prefeitura e à Câmara Municipal pela cessão do novo imóvel para a base do subgrupamento em Braz Cubas. Isso mostra o compromisso da gestão municipal para uma melhor prestação de serviço para a comunidade”, disse o comandante do Comando de Bombeiros Metropolitano, coronel Alexandre Merlin.

A elaboração do projeto e as obras para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros no distrito de Braz Cubas serão realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e têm investimento previsto de R$ 2,8 milhões. Com a assinatura da cessão de uso, a Prefeitura passa a buscar a viabilização de recursos para a obra junto a Lei Orçamentária Anual (LOA), junto ao Fundo Especial de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Febom) e emendas parlamentares.

A nova base será construída em um terreno de cerca de 2,1 mil metros quadrados e oferecerá mais estrutura para o trabalho do Corpo de Bombeiros no atendimento às regiões de Braz Cubas e Jundiapeba. Os destaques são a facilidade de deslocamento pelas avenidas Japão e Júlio Simões, o acesso à Via Perimetral, ao corredor das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco e à rodovia Mogi-Bertioga.

De acordo com os levantamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, a estimativa é que o tempo de resposta para as ocorrências pela base de Braz Cubas tenha uma diminuição de 10 minutos. No ano passado, o subgrupamento realizou 1.753 atendimentos, enquanto no primeiro semestre deste ano foram 1.052 atendimentos.

“Temos uma área com maior fluxo de população de Mogi das Cruzes e esta área diminuirá o tempo de atendimento e oferecerá melhores condições de atendimento e de trabalho. Com isso, também será possível ampliar o efetivo para trabalhar em Braz Cubas e isso está sendo planejado”, disse o comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Mauro César Carnevalle.

Além da base no distrito de Braz Cubas, o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros conta com a sede na rua Olegário Paiva, no Centro Cívico. Ao todo, 98 bombeiros fazem parte do efetivo operacional do Corpo de Bombeiros em Mogi das Cruzes.

Também participaram da cerimônia de assinatura da cessão de uso da área, o secretário municipal de Segurança, Augusto Cesar Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo, e os vereadores Johnross Jones Lima, Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira, Carlos Lucarefsky, Marcos Furlan e Eduardo Ota, além de secretários municipais.