A região se despediu do ex-prefeito de Suzano e ex-deputado estadual Estevam Galvão no último domingo (30/06). O político, que foi velado no Arena Max Feffer, lutava contra um câncer no pâncreas desde 2022. Ele deixa um grande legado político após mais de 50 anos de vida pública e muitas conquistas para o desenvolvimento do Alto Tietê.

Em seu perfil nas redes sociais, a família anunciou o falecimento na noite do último sábado (29/06), destacou estar “o coração dilacerado” com sua partida e ressaltava que “sua  história e luta pela população e pelo Estado de São Paulo permanecerão para sempre vivos na literatura, em suas mentes e corações."

Estevam, que nasceu na cidade de Garça em 1942, foi vereador de Suzano em 1972 e prefeito de Suzano por quatro mandatos, sendo o primeiro deles em 1976. Pouco anos depois, em 1982 se elegeu deputado federal. Em 1988 voltou retornou para o Executivo, sendo prefeito novamente em 1988, 1996 e 2000. Na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), foi deputado estadual por cinco mandatos, iniciando em 2006 e seguindo até o início de 2023. Ocupou, ainda, o cargo de subprefeito de Guaianases, em São Paulo, na gestão de então governador José Serra (PSDB).

Conquistas

Entre as conquistas que o político trouxe para Suzano e região estão a construção do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), resultado de uma intensa articulação política com o governo do Estado, e o envio de recursos para a pavimentação da avenida Brasil, ambos em Suzano, além do Programa Visão do Futuro, projeto que atendia crianças em idade escolar com exames de vista, tratamento oftalmológico e doação de óculos.

Outro projeto de Estevam é a Lei 16.887/2018, que garante isenção de ICMS em todo o Estado para os produtores de hortifruti que utilizam o mínimo de processamento nos alimentos - frutas, verduras e legumes picados, lavados, embalados, triturados.

Como prefeito, colecionou diversos títulos, entre eles o prêmio "Gestor Eficiente em Merenda Escolar", concedido pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano. Ele também foi o "Prefeito Amigo da Criança", prêmio conferido pela Fundação Abrinq-Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. 

Recentemente, era conselheiro do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), cargo que ocupava desde agosto de 2023, a convite do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98