A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano celebra nesta terça-feira, dia 19 de março, o Dia do Artesão e, em alusão a data, a pasta irá realizar uma feira no Glicério Boulevard (rua General Francisco Glicério, 1.145 - Centro), além de promover a participação de artesãos municipais no Espaço Sustentabilidade da Suzano S/A.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A programação começa já nesta terça e se estende até o próximo sábado (23) no Glicério Boulevard, das 10 às 19 horas, com uma feira que contará com a presença de cerca de 50 artesãos com diversas peças feitas em amigurumi, crochê, pintura, bordado, marchetaria, costura criativa, macramê, marcenaria, decoupagem, patchwork, encadernação e bijuterias.

Ainda em relação à data, artesãos do município vão participar do "Espaço Sustentabilidade", na unidade da Suzano S/A no município. Nesse local, a partir de quinta-feira (21), os profissionais vão apresentar seus produtos aos colaboradores da empresa, toda quinta-feira, das 10 às 14 horas. Na oportunidade, estarão presentes as artesãs suzanenses Luciana Monteiro Ferreira e Fabíola Cristiane Pereira Yoshikawa, que atuam com costura criativa e crochê.

Além de atuar diretamente no desenvolvimento econômico da cidade, o artesanato suzanense também é um exemplo de solidariedade. No final de fevereiro, 49 artesãs participaram da confecção de mil tsurus em homenagem a uma profissional que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma vez que, segundo uma lenda japonesa, a fabricação desta quantidade de unidades, com pensamento em um objetivo específico, promove desejos de boa saúde, bons presságios e vida longa.

Atualmente, a pasta conta com 250 artesãos cadastrados que participam de cerca de 200 feiras anualmente, como o evento ABCasa Fair, maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina, em São Paulo, em parceria com a Suzano S/A. Além disso, os artistas também participam das atividades que ocorrem todos os domingos no Parque Municipal Max Feffer, do "Mega Natal Artesanal" e do "Mega Dia das Mães", que ocorrem em datas comemorativas no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, dispondo de peças autorais e únicas feitas a partir de colagens, pintura, costura, aplicações, tricô e crochê.

A coordenadora de artesanatos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Vanessa Cury, comentou sobre a harmonia dos profissionais em prol desta atividade. "A união dos artesãos é um exemplo de solidariedade em ação, demonstrando como pequenos gestos podem ter um impacto significativo na vida de alguém, além de promover o desenvolvimento econômico e fortalecer os laços comunitários", destacou.

Para Adriano Martins, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, apoiar a iniciativa é uma ótima oportunidade para contribuir com o artesanato local. "Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e, por isso, apoiamos essa iniciativa que valoriza a cultura regional e também possibilita a geração de renda para os artesãos e as artesãs. Além disso, a ação está em linha com o compromisso da empresa de ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia", afirmou.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, o artesanato suzanense não só fomenta o desenvolvimento econômico da cidade, mas também é um exemplo de solidariedade. "Nessa data especial, não poderíamos deixar de homenagear esses profissionais e por esse motivo preparamos uma semana especial para visibilidade e valorização. Não podemos deixar de ressaltar a solidariedade presente na comunidade de Suzano, provando que o artesanato não está só na economia, mas também nos setores sociais da nossa cidade", ressaltou.