Os profissionais dos projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes começaram na última semana uma formação alinhada ao trabalho pedagógico desenvolvido na rede municipal. Além dos conceitos e estratégias para o ensino de música, monitores e coordenadores estiveram com técnicos do Departamento Pedagógico (Deped) para conhecer mais sobre as diretrizes, o currículo e ações realizadas nas unidades escolares.

Ao longo do ano, a formação terá nove encontros, sendo cinco no primeiro semestre e quatro no segundo. “Temos feito um trabalho importante de integração entre os projetos e o diferencial da formação deste ano é essa aproximação dos profissionais com o nosso Departamento Pedagógico. É um alinhamento que vai trazer novas perspectivas para o trabalho nas escolas”, observou o coordenador dos projetos da Pasta, maestro Allan Caetano.

Na formação, o Deped abordou a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Currículo Municipal e informações sobre a rede municipal. A formação foi organizada em duas datas para atender os dois projetos. No dia 18 de março, os profissionais do projeto Pra Ver a Banda Passar tiveram uma formação com a técnica pedagógica, Nayara Xavier e no dia 22, foi a vez da técnica pedagógica Mônica Felismino conversar com os coordenadores e monitores do Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola.

Além do pedagógico, a pauta do primeiro encontro teve um momento dedicado ao ensino de música, onde o coordenador falou sobre as estratégias de ensino, plano pedagógico e a filosofia do ensino coletivo. Para os próximos encontros foram apontados alguns temas, como o trabalho com alunos com TEA. Uma assistente social irá conversar com os profissionais sobre a relação aluno/professor.

A cidade conta com os projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. As iniciativas, promovidas pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.