O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, realizou no último sábado (16) sua etapa final de degustação e escolheu as três melhores receitas, escolhidas a partir da média do voto popular e do voto do júri técnico. Em primeiro lugar, ficou Shenia Lamas de Carvalho Prado (caponata de cogumelos defumados). A segunda posição foi de Adriano Odorissi (mini-picolés artesanais de jaboticaba), enquanto a terceira ficou com Cristina Gonzaga Machado (pastel de shimeji, requeijão e bacon). Os prêmios foram panelas Le Creuset para a primeira colocada, uma batedeira Kitchen Aid para o segundo e um vale-viagem no valor de R$ 2 mil para a terceira posição.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A partir da definição dos vencedores, o Mistura Mogiana dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo será estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais. O evento de sábado (16) aconteceu no Parque Leon Feffer e recebeu bom público. As pessoas presentes receberam senhas e fizeram a degustação dos pratos. 

Os 13 concorrentes da etapa final foram Bruno Neris (burger bovino com gorgonzola e cogumelos salteados), Felipe Oliveira Sicchierolli (linguine com cogumelos mofianos na manteiga de trufa com limão, tomilho e salsa), Cristina Gonzaga Machado (pastel de shimeji, requeijão e bacon), Shenia Lamas de Carvalho Prado (caponata de cogumelos defumados), Ivanilde Palma Narvais (péla égua de pernil com acompanhamentos de pancs), Diego Cardoso Rocha (coxinha de shimeji), Gilberto Almeida Custódio (salada de shimeji com macarrão oriental), Solange Anastácio (pastel de shimeji com torresmo e queijo), Vinicius da Silva Camargo (pizza de shimeji com fonduta de gorgonzola e geleia de caqui), Vinicius Antonio Zanetti Garcia (lasanha de cogumelos), Fernando Henrique da Silva Ferreira (torta de limão com cambuci e calda de frutas vermelhas), Carolina Bardazzi Napolitano Camargo (torta mousse de cambuci) e Adriano Odorissi (mini-picolés artesanais de jaboticaba)
    
Os jurados da etapa final foram Rafael Barreto (formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, sócio e chef de cozinha do grupo Caqui - Caqui Bistrô, Trattoria Bruno e Confeitaria Caqui), Thais Ventura (chef de cozinha francesa, especializada em friandises et antipasti, com experiência múltipla em eventos e encontros gastronômicos), Alvaro Mielke (gastrólogo especialista em gestão estratégica de negócios, com formação no Brasil, França, Nova Zelândia, e mais de 20 anos de experiência na área), Jamile Ramos (nutricionista formada na Universidade de São Paulo, coordenadora e docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes) e Antônio Cipullo (premiado Internacionalmente, membro efetivo da FIC (Federazione Italiana Cuochi) e especializado em massas e culinária italiana).

Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival teve ainda apresentações artísticas. No sábado (16/3), apresentaram-se o DJ Albert Torres, Graça Cunha e a Família Andrade. O Mistura Mogiana é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.