O 'Março Lilás', campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, contará com uma ação especial no próximo sábado (23) em três unidades básicas de saúde (UBS), em Ferraz de Vasconcelos. Serão realizados exames de papanicolau para atender as mulheres que trabalham ou por outro motivo não conseguem ir durante a semana para realizar o exame nas UBSs da Vila Santo Antônio, CSII no centro e a UBS São Lázaro.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O agendamento pode ser feito on-line pelo Portal da Saúde. O link está disponível no site da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - https://ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/web/. Nesta ação, a expectativa da Secretaria de Saúde é que sejam atendidas em média até 300 mulheres. Além disso, durante todo o mês de março várias ações de conscientização e prevenção estão sendo realizadas nas 13 unidades do município.

Centro de Especialidades Médicas

E para marcar também o mês temático, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) elaborou uma ação especial que começa na próxima sexta-feira, dia 22 de março e prossegue também pelo sábado, dia 23.

Na sexta-feira, a programação especial e variada inclui palestra sobre saúde da mulher abordando ciclo menstrual, menopausa e câncer de colo de útero. Haverá também coleta de Papanicolau e outras atividades enfatizando Alimentação Saudável; Chás – benefícios das ervas naturais com nutricionista Willian; oficina de autocuidado e até uma aula experimental de Pilates.

A grande programação será no sábado com os seguintes serviços: acolhimento de fonoaudiologia para 16 pacientes; exames de eletrocardiograma para 200 pacientes; triagem/avaliação cirúrgica para 80 pacientes; auriculoterapia (demanda espontânea); coleta de Papanicolau para 36 pacientes; além de uma roda de conversa com psicóloga. A programação será das 7 às 17 horas.

A coordenadora de Especialidades, Maira Camila Maia de Souza, esclareceu que estas demandas serão via Regulação de Vagas. São todos pacientes já agendados, com pedidos médicos e que estão sendo convocados. Mais informações pelo telefone: 4678-5846.