O programa Recicla Cidade levou o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) para Benevides, cidade da Grande Belém, no Pará. A iniciativa, um dos pilares da política de gestão de resíduos da região, foi divulgada na última quarta-feira (27/03), no município que no início deste ano implantou o Benevides Recicla em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, Natura e cooperativa Reciclaben.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Implementado em 2021 na área do Condemat+, o Recicla Cidade nasceu por meio de projetos modelos desenvolvidos por Salesópolis e Guararema, em anos anteriores. "O Recicla Cidade vai muito além do fomento das ações de sustentabilidade na área do Condemat+, ele gera oportunidades aos catadores de recicláveis, o fortalecimento das cooperativas, além de girar a economia local, conscientizar a população e dar visibilidade para a região", ressaltou o presidente do Condemat+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.

Focado na implantação de políticas de gerenciamento de resíduos recicláveis nas cidades consorciadas e ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa é responsável pela preservação e educação ambiental, a economicidade aos cofres públicos, a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade, assim como o fomento da economia.

Atrelado a coleta dos recicláveis, estão as Lojas Socioambientais. Hoje, existem 14 unidades na área do Condemat+. Nos espaços, a comunidade entrega as embalagens e recebe moedas sociais que podem ser trocadas por produtos. O mesmo mecanismo foi adotado em Benevides, que criou a moeda humanitária Ecoben.

A prefeita de Benevides, Luziane Solon, destacou a importância de promover um intercâmbio com o Condemat+. "É possível sim fazer um trabalho com reciclagem e dá certo, como foi mostrada a experiência de Salesópolis e região do Condemat+", analisou.

Belém, capital do Pará, e cidade próxima de Benevides, sediará em novembro de 2025, a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá líderes mundiais que discutirão as alterações no clima.
Na agenda do presidente do Condemat+ está a visita em equipamentos públicos de Benevides e outras ações socioambientais.
 
Recicla Cidade

Com o Recicla Cidade, o Condemat+ conquistou em 2022, o primeiro lugar no Prêmio Estratégia ODS, o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e o segundo lugar no Prêmio Tribunal de Contas do Estado – Boas Práticas ODS. O projeto também foi finalista da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.