A vendas de ovos de chocolate, embalagens, peixes, bebidas e outros itens relacionados a Páscoa devem crescer de 4,5 a 8% em 2024, conforme expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e da Associação Comercial Empresarial de Suzano. 

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De acordo com a entidade mogiana, é esperada uma alta de 8% nas vendas de Páscoa. O resultado, mesmo positivo, é impactado pela alta nos preços dos produtos típicos da data, em especial o chocolate e o azeite. 

 A expectativa do comércio é que a procura pelos itens de Páscoa cresça nos próximos dias com a proximidade da Sexta-Feira Santa, data que tradicionalmente registra o aumento na busca de pescados, e do próprio domingo de Páscoa, período em que o consumo de ovos de chocolate, bacalhau e azeite crescem. 

“A Páscoa é um dos principais momentos para o comércio no primeiro semestre e diversos setores são beneficiados, principalmente os supermercados, lojas especializadas em chocolates, comércios de embalagens e, claro, as peixarias. Com o aumento no preço de alguns produtos, esperamos que as pessoas busquem alternativas e substituições, mas não deixem de consumir”, reforçou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman. 

Suzano

Em Suzano, de acordo com a ACE, o mercado varejista de alimentos “aguarda ansiosamente pela Páscoa, tendo uma empolgação baseada nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a entidade, o crescimento deverá figurar na casa dos 4,5% em comparação ao mesmo período de 2023, portanto, o cenário para as vendas da Páscoa nesse ano é positivo” explicou, em nota. 

Uma das justificativas para a alta é a recuperação de crédito da população por meio do programa Desenrola Brasil, que está reabilitando o crédito de pessoas que estavam com problemas de inadimplência e poderão voltar a consumir nesta data. 

Outro fator é um fechamento positivo do saldo de empregos para esse período, já que 2023 foi o ano com a menor taxa de desemprego desde 2014. “Para 2024, o varejo brasileiro espera contratar cerca de 41 mil empregos temporários voltados para a Páscoa, e a expectativa é que 25% dessas vagas se tornem efetivas”, acrescentou a entidade.

Oferta

A ACE destacou ainda que a oferta de diferentes tamanhos e marcas de produtos nessa época também colaboram com a expectativa de crescimento nas vendas. “Vai propiciar que os clientes tenham a possibilidade de optar pelos itens mais acessíveis e as famílias poderão comemorar desta data tão importante para o comércio”, finalizou. 


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