O Centro Dia do Idoso “Maria dos Anjos Cury”, em Mogi das Cruzes, está realizando, desde a última semana e até o final desta, a Semana Prazer em Viver Bem. Trata-se de uma programação especial, que já é promovida pela unidade há sete anos consecutivos e que visa complementar o trabalho diário já desenvolvido, prezando pela qualidade de vida, informação e saúde durante o processo de envelhecimento.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A agenda reúne atividades interativas, ações de saúde, bem-estar, cultura, lazer, autocuidado, educação, oficinas, palestras e passeios, contando com a colaboração de diversos parceiros/as da cidade.

Nesta, que será a última semana de atividades, constam na programação atividades de mobilidade articular, orientações sobre como manter uma alimentação adequada e saudável, oficina de artesanato, roda de conversa sobre alimentos neuroprotetores e cognitivos, fisioterapia, dança circular e oficina de arte e pintura. 

“O objetivo é oportunizar acesso a essas ações, a comunicação e vivências intergeracionais, que contribuem para o envelhecimento saudável das pessoas idosas atendidas”, declara a coordenadora da unidade, Kamilla Valverde, pontuando ainda que, a cada ano, as parcerias para a promoção desta programação especial vão se ampliando. “Destaco a importância da parceria com a sociedade civil, equipe CDI e voluntárias e voluntários na realização do evento”, complementa. 

Centro Dia

O Centro Dia do Idoso atende atualmente 42 pessoas idosas, com atividades durante o dia, para aqueles cuja família não tem condições de prestar os cuidados necessários durante os períodos da manhã e tarde. 

As pessoas idosas atendidas são classificadas como semidependentes. Isto é, pessoas que precisam do auxílio de terceiros ou de equipamentos especiais para a realização das atividades da vida diária, tais como alimentação, mobilidade, higiene e que tiveram suas limitações agravadas por situação de vulnerabilidade social e/ou violação de direitos, como isolamento social, confinamento, falta de cuidados adequados e alto grau de estresse do cuidado familiar.

O serviço pode ser acessado a partir das unidades do CRAS e CREAS e um dos pré-requisitos é que os familiares da pessoa idosa estejam trabalhando ou estudando, não tendo, portanto, disponibilidade de proverem os cuidados necessários para a pessoa idosa. A unidade funciona na avenida Antônio de Almeida, 2.100, no Jardim Maricá.