Região - Os temporais que vêm atingido o Alto Tietê, nos últimos dias, continuam a gerar diversos transtornos para a população. Na quinta-feira (23), após um deslizamento de terra que atingiu três casas, um homem de 45 anos, em Ferraz de Vasconcelos, morreu soterrado na Vila São Paulo. Segundo informou a Prefeitura, o corpo foi encontrado no mesmo dia pelos bombeiros, por volta das 22 horas.
De acordo com o Executivo ferrazense, as moradias danificadas, e outras ao redor que foram interditadas e cujos moradores se dirigiram para a residência de familiares, foram construídas irregularmente, sendo que todas receberam notificação da administração municipal. Ontem (24) pela manhã, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram no local para emitir um laudo técnico sobre as condições da área. Ao todo, no dia 23, a precipitação de chuva foi de 64 milímetros (mm).
Mogi das Cruzes
Já a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, na manhã de ontem (24), ocorreu um pequeno desmoronamento na estrada da Pedreira, atingindo a pista parcialmente. Equipes da Defesa Civil e da Infraestrutura Urbana realizaram a limpeza do local.
Durante as chuvas, entretanto, o nível do rio Tietê, na altura da Ponte Grande, onde choveu 24,8 mm, estava próximo do limite de extravasamento. Por isso, a Defesa Civil intensificou o monitoramento nas áreas ribeirinhas do rio, sobretudo na Ponte Grande e no Jardim Maricá, onde a água chegou a invadir algumas ruas, mas sem deixar desalojados. Na manhã de ontem (24), o rio estava no nível de 3,5 metros, aquém do limite.
O monitoramento também continua na região do Oropó e, por ora, quatro famílias seguem abrigadas na Escola Municipal Professora Florisa Faustino Pinto. Em caso de urgência, a orientação é ligar para a Defesa Civil pelo número 199.
Suzano
Em Suzano, segundo a Prefeitura, foram registrados 36 mm de chuva nesta quinta-feira (23), com deslizamento de terra e queda de muro no distrito de Palmeiras, mas que não deixaram vítimas ou grandes prejuízos. Entretanto, uma família segue abrigada no Centro Social Bom Samaritano, ofertado pela pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, em virtude das chuvas dos últimos dias.
Poá e região
A Defesa Civil de Poá afirmou que as precipitações de quinta-feira (23) chegaram a 64,2 mm, o que causou pontos de alagamento na região central e no bairro Vila Anchieta. Não há famílias desabrigadas.
Já em Santa Isabel houve três quedas de árvores e de um muro, sem deixar vítimas ou desalojados, segundo a Prefeitura. O acumulado de chuva de fevereiro é de 292,4 mm. Em Guararema, de acordo com a administração municipal, as chuvas não têm causado prejuízos ao município. Mesmo assim, a Prefeitura afirmou que os órgãos responsáveis seguem em alerta.
*Texto supervisionado pelo editor.