A ginasta mogiana Gabrielle Cristina Baptista Cruz, de 18 anos, foi convidada para participar da Copa Alemania de Ginástica Rítmica 2022 em Santiago, no Chile, entre os dias 19 e 23 de outubro. Entretanto, devido aos altos custos da viagem, a atleta que já coleciona diversos títulos em campeonatos pelo país, espera contar com o apoio de familiares, amigos e, claro, da torcida para trilhar este novo desafio.
Gabrielle iniciou na ginástica artística com apenas seis anos e, aos 12, migrou para a ginástica rítmica, pela qual diz se apaixonar mais a cada dia. Desde então, ela vem participando de campeonatos estaduais e nacionais, angariando uma coleção de títulos. Dentre os mais recentes, ela conquistou o 1° lugar no aparelho bola na Copa São Paulo (2018), três medalhas de ouro nos Jogos Abertos de 2019 e três medalhas nos Jogos Regionais deste ano.
Quando em 2019 a ginasta recebeu seu primeiro convite para competir na Copa Alemania no Chile, mas sofreu 18 fraturas na perna por stress e teve de ficar sete meses parada: “Como já estava quase tudo pago, e com a liberação do fisioterapeuta, eu pude competir. Me preparei por uma semana e fui. Estava bem desanimada, pois não me sentia preparada, mas me esforcei, dei meu melhor e consegui uma medalha de 8° lugar em um dos aparelhos”, explicou.
Agora, tendo atravessado dois anos de pandemia da Covid-19, e com o retorno dos torneios, Gabrielle recebeu mais uma vez a oportunidade de competir fora do país. “Este ano, com essa oportunidade novamente e sem lesões, pretendo conseguir resultados melhores.”, afirmou.
Porém, os custos são altos e, após promover dois eventos para arrecadar fundos, a família conseguiu R$4 mil reais para pagar a passagem, valor de taxa de inscrição e arbitragem, mas faltam R$4 mil para inteirar seu traslado e alimentação. Para tanto, ela pede apoio com doações pelo link https://www.vakinha.com.br/2994604 para completar o valor faltante.
Atualmente, Gabrielle treina quatro horas por dia no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, onde também faz estágio. Além da ginasta, ela é formada em Ballet e Jazz, e leciona aulas de dança em Suzano.