Mogi - A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes confirmou nesta sexta-feira que participará do evento "Connected Smart Cities & Mobility", entre os dias 4 e 6 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro é considerado um dos mais importantes para o setor de cidades inteligentes do país.

O chefe de divisão da Ouvidoria Geral do município, Thiago Batalha, será um dos palestrantes no dia 5 de outubro, onde apresentará o projeto aplicado em Mogi das Cruzes que mudou o fluxo de captação e encaminhamento de demandas do setor, além dos resultados da iniciativa.

O simpósio está em sua oitava edição e, segundo seus organizadores, tem como objetivo trazer soluções para as cidades brasileiras se tornarem mais desenvolvidas, inteligentes e conectadas. O "Connected Smart Cities & Mobility" contará com múltiplos palcos e expositores distribuídos em 12 áreas em mais de 7 mil m².

Na apresentação, Batalha promete falar sobre a marca inédita de 81% das demandas apresentadas pela população como respondidas, com um tempo de espera médio de 15 segundos para atendimento. Segundo o diretor, a mudança está baseada na criação de uma equipe de fiscalização, desenvolvimento de campanhas motivacionais junto aos servidores, e uma nova postura de atenção aos pontos focais de cada pasta de governo, a partir das demandas registradas - o que teria culminado na resolutividade e eficiência do setor.

Na visão da Ouvidoria de Mogi, a reformulação no atendimento está alinhada a uma das diretrizes da gestão municipal, com foco na horizontalidade e troca permanente de experiências entre secretarias, coordenadorias e departamentos do Poder Executivo, buscando ganhos em qualidade e eficácia na prestação do serviço público.

Selo de qualidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que também está buscando no evento deste ano o selo "Connected Smart Cities", uma avaliação de boas práticas em cidades inteligentes.

O selo analisa seis pontos da gestão pública, sendo cinco apresentadas pela cidade e uma com base nos resultados das cidades nas últimas edições do ranking "Connected Smart Cities", realizado em uma parceria com a consultoria Spin e a Urban Systems.

As dimensões analisadas são: planejamento da cidade inteligente, governança da cidade inteligente, ecossistema de inovação, planejamento de infraestruturas e serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), maturidade para parcerias e tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities.

Em 2021, a cidade de Mogi das Cruzes ficou entre as melhores cidades do Estado no ranking de cidades inteligentes, com a 18ª colocação entre os municípios de 100 mil a 500 mil habitantes, 22ª colocação na região Sudeste e 45ª posição no ranking nacional,

O resultado de Mogi colocou a cidade como a melhor cidade do Alto Tietê no setor à frente de outras competidoras como Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e outras.