A notícia do acordo entre a Santa Casa de Mogi das Cruzes e a Prefeitura para a renovação do contrato do Pronto-Socorro, divulgada anteontem e na edição de hoje repercutindo com mais detalhes das tratativas, certamente trouxe alívio. As notícias dos últimos dias não eram nada animadoras e mostravam um impasse entre as duas partes. O alívio agora vem não apenas para os moradores da cidade, que já imaginavam para onde teriam que se deslocar para obter atendimento médico no caso de urgências e emergências, mas para toda a região.

Mogi, mesmo com desafios no setor da saúde, é referência para os habitantes das cidades do Alto Tietê. Não é raro ver pacientes dos municípios vizinhos sendo atendidos nas unidades de saúde, seja no Pronto Atendimento ou nos Pronto-Socorros, tanto infantil como adulto. A situação, como destacou o prefeito de Mogi, Caio Cunha, e antes dele na reunião no Legislativo, a diretoria da Santa Casa, se agravou com o fim do atendimento emergencial no Hospital Luzia de Pinho Melo, do governo do Estado, entre outros problemas, como a dificuldade no encaminhamento de pacientes para outras unidades depois do primeiro atendimento.

Como bem lembrou Cunha, às prefeituras cabem o atendimento na atenção primária, que abrange a clínica médica, pediatria e ginecologia. As especialidades, por outro lado, estão a cargo do Estado, embora Mogi também às ofereça por meio da Unica, em Jundiapeba, por exemplo, e também com o Hospital Municipal, em Braz Cubas.

A situação vivida pela Santa Casa e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Mogi, que enfrentam a superlotação, operando além de sua capacidade, evidenciam uma crise na saúde, que chegou bem antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Se faz urgente e necessário, como ficou definido na renovação do convênio do Pronto-Socorro, que entidades e gestores públicos se unam em busca de soluções para que todos tenham acesso à saúde de qualidade, com reivindicações ao Estado. E quem sabe já não passou da hora de envolver também as demais cidades da região nesta luta, que beneficiará a todos.