As prefeituras de algumas das cidades da região citadas no levantamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável falaram à reportagem sobre suas ações e políticas públicas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou em nota que entende o desenvolvimento sustentável como prioridade, incorporando-o ao projeto Mogi 500 Anos, lançado no final de junho como ferramenta de planejamento para os próximos 38 anos, adequando a cidade aos novos padrões.

“O projeto Mogi 500 Anos compreende uma visão de longo prazo, apoiada em projetos estruturantes, com uma visão compartilhada de futuro e a vigilância da sociedade. A iniciativa retira processos de planejamento de dentro dos gabinetes, alterando a linguagem para falar a língua do cidadão e dar às pessoas a chance de participarem efetivamente da construção de sua própria cidade”, explicou.

A Prefeitura de Suzano informou em nota que participa de tratativas com o Instituto Cidades Sustentáveis para estabelecer parcerias direcionadas ao avanço no cumprimento das ODS, entre eles as campanhas “Suzano Contra a Fome”, o “Suzano Mais Emprego”, a Rede de Atenção à Saúde e o projeto Expresso Mulher, além de iniciativas nas áreas de Educação, igualdade de gênero, planejamento urbano, Meio Ambiente e outros.

A Prefeitura de Poá enviou nota informando que a pasta de Meio Ambiente e REcursos Naturais vem trabalhando pelo cumprimento de quatro objetivos, sendo eles o acesso à água potável e saneamento, ações contra a mudança global do clima, vida terrestre e parcerias e meios para implementação no Programa Horta e Cesta Verde.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba se manifestou, declarando que a legislação atual não prevê o incentivo ao cumprimento das ODS, mas que a Secretaria de Planejamento está em processo para revisão e adequação.