Mogi- A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) completou um ano de atuação no início do mês de julho, com resultados positivos no trabalho para a preservação ambiental e dos recursos naturais do município. Durante este período, o grupamento atendeu 114 ocorrências como crimes ambientais, perturbação do sossego e maus tratos de animais.
Em seu primeiro ano de operação, a Patrulha Ambiental realizou a apreensão de nove veículos, entre tratores, caminhões e automóvel, além de diversas ferramentas utilizadas em crimes ambientais. O grupamento também auxiliou no combate a focos de incêndio.
O combate à caça de animais silvestres e pesca ilegal também tiveram destaque. Nos casos de flagrantes, os responsáveis foram encaminhados à delegacia para lavratura do auto de prisão em flagrante e registro da ocorrência.
"A Patrulha Ambiental realiza um trabalho importante para a preservação das riquezas naturais de Mogi das Cruzes, além do monitoramento contínuo das áreas de proteção e do apoio na segurança das regiões mais afastadas e a prevenção de ocupações irregulares. O resultado deste primeiro ano de operações é altamente positivo", destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Ele lembrou que a Patrulha Ambiental realizou mais de 35 mil quilômetros de rondas pelas áreas de proteção de Mogi das Cruzes.
A ação do grupamento também tem uma função protetiva, com o resgate e socorro de animais silvestres, além do atendimento a animais domésticos vítimas de maus tratos. Em todos os casos, eles foram encaminhados aos setores especializados.