Mogi - A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu na última semana a concorrência 003/2022, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, para escolher qual empresa será responsável pela implantação de corredores de ônibus interligando os terminais Central e Estudantes, na região central da cidade. O valor estimado do contrato é superior a R$ 30 milhões. Segundo a Prefeitura, a implementação tem como objetivo complementar o sistema viário que já existe na Avenida das Orquídeas (futura Avenida Fumio Horii) e irá recuperar o asfalto, a sinalização viária e a acessibilidade.
"Os serviços irão melhorar a segurança e fluidez viária local, bem como do transporte coletivo. Ressaltamos que não se trata de corredores exclusivos e sim de requalificação do sistema viário, em que será contemplado o transporte coletivo", informou em nota a administração municipal.
No pacote de vias que foram incluídas no edital de licitação, estão trechos das ruas Engenheiro Gualberto, Borges Vieira, Casarejos e Cabo Diogo Oliver, na Vila Industrial; as ruas Barão de Jaceguai, Dom Candido de Alvarenga, Olegário Paiva no cruzamento com avenida Narciso Yague Guimarães, Prof. Alvaro Pavan, Coronel Souza Franco, Dr. Correa, José Bonifácio e avenida Voluntário Pinheiro Franco, no centro da cidade.
Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, o prazo do certame da licitação é de cinco meses, e a obra terá um ano e meio para sua conclusão. A previsão do investimento é de R$ 30,1 milhões para a empresa ou consórcio vencedor, que também ficará responsável pelas obras de drenagem e sinalização nos trechos. A abertura de envelopes está prevista para o dia 9 de agosto.
Licitação do lixo
Sobre a concorrência para a limpeza pública e coleta de lixo no município, que no dia 30 de junho foi parada por meio de recurso apresentado pelo Consórcio Mogi Limpa (com as empresas Peralta Ambiental e Engep Ambiental) contra o Consórcio InoveMogi (composto pelas empresas CS Brasil e ProMulti Engenharia), a administração municipal informou que o prazo para contrarrazões se encerrou na última sexta-feira e a empresa questionada apresentou documentos em sua defesa. "O teor será analisado pela Prefeitura e posteriormente será publicado o resultado da análise juntamente com os próximos passos do certame", informou.