Região - A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em conjunto com a Polícia Militar, realizou, entre janeiro e junho, operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nas 10 cidades da região. As ações em Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano resultaram na apreensão de 70 veículos irregulares. O objetivo da operação é oferecer mais segurança, qualidade e eficiência às pessoas que utilizam o sistema metropolitano.

No primeiro semestre deste ano, segundo dados da EMTU, Suzano foi o município com maior número de apreensões registradas, com 18 veículos. Na sequência, Itaquá com 17 veículos apreendidos; Mogi das Cruzes, com 15, e Arujá, com oito. Santa Isabel e Guararema tiveram três apreensões cada. Salesópolis e Poá registraram duas ocorrências e Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos uma apreensão cada.

De acordo com a EMTU, os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal. Nas operações foram encontrados diversos tipos de irregularidades, como veículos que apresentam condições inadequadas de funcionamento e conservação, que realizam transporte não autorizado, situação inadequada de condução, veículos não inspecionados ou com a vistoria vencida, entre outros. As multas aplicadas podem chegar a R$ 5.212,22.