Julho é o mês da conscientização sobre as hepatites virais. Aproveitando a campanha do "Julho Amarelo", prefeituras do Alto Tietê - Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santa Isabel, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, por meio de suas respectivas secretarias da Saúde, farão até o final do mês campanhas e eventos com foco na prevenção e conscientização.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, pela ingestão de álcool e outras drogas, como também pode sugir a partir de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. O Dia Mundial de Luta contra Hepatites é o dia 28 de julho. Confira as ações das sete cidades ouvidas pela reportagem:

Suzano

As Unidades de Saúde da Família (USF) de Suzano vão intensificar os trabalhos de diagnóstico, vacinação e prevenção contra as hepatites B e C. As ações tiveram início na USF Jardim Ikeda e serão finalizadas no dia 22 na USF Jardim do Lago. 

Segundo a Prefeitura, para o público em geral são ofertadas a vacinação contra a hepatite B e conscientização para a prevenção contra a variante C, para a qual não existe imunizante. Já para a população prioritária, que são as gestantes com rotina do pré-natal, comunicantes de pacientes com hepatites B e C e pessoas trans são ofertados os testes para a detecção da doença.

Ferraz de Vasconcelos

As equipes de saúde orientam à população sobre a prevenção, riscos e sintomas da hepatite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desenvolvem atividades de conscientização e também vão intensificar a oferta de exames. No Julho Amarelo, os colaboradores, de acordo com a Prefeitura, receberão atualização sobre a testagem e os protocolos para os casos positivos.

Poá

A Prefeitura de Poá, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), informou que irá promover no dia 26 de julho, testagem para hepatites virais nos idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Já o Pronto-Atendimento (PA) Dr. Guido Guida realiza campanha em caráter informativo a fim de conscientizar os munícipes sobre o assunto.

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquá informou que realizará uma feira de conscientização no dia 28 de julho, na praça Padre João Álvares, e palestras educativas nas UBSs sobre o tema.

Santa Isabel

Em Santa Isabel, a Prefeitura vai intensificar a busca por pessoas que possam ter maior exposição e consequente maior risco de infecção pelos vírus das hepatites. Também, de acordo com a administração municipal, serão formados grupos de conscientização e identificação de risco para contaminação nas unidades de saúde.

Guararema

Em Guararema, estão planejadas ações de rotina como a testagem rápida, disponível em todas as UBSs da cidade.

Mogi das Cruzes

Em Mogi, a Prefeitura salientou que a equipe do Programa Municipal de DST/Aids está elaborando uma programação em atenção às hepatites virais para o final do mês de julho. 

*Texto supervisionado pelo editor.