Alto Tietê - Sete cidades da região participam até domingo do festival Revelando SP, promovido no Parque da Água Branca, na capital. O evento reúne culinária, artesanato e manifestações culturais populares de todo o Estado, e apresentam o patrimônio da cultura do Alto Tietê.
O festival é promovido desde 1997 pelo governo do Estado e é gerenciado pela entidade Amigos da Arte desde 2017. A edição deste ano marca o retorno das festividades na modalidade presencial, devido às limitações da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A organização do evento programou mais de 300 atividades propostas por 120 cidades de todo o Estado. Além dos estandes com o patrimônio cultural estadual, estão programadas atrações musicais de artistas renomados. Para o final de semana estão previstas as apresentações de Barra da Saia no sábado, bem como Tetê Espíndola e Rolando Boldrin no domingo.
O Alto Tietê participa do Revelando SP com sete cidades, que trazem atrações culinárias, artesanato e manifestações culturais como danças folclóricas.
A cidade de Arujá traz para o evento a culinária tropeira, enquanto que Biritiba Mirim apresenta os tradicionais Biscoitos Vô Joel, além da apresentação do Moçambique São Benedito e Nossa Senhora do Rosário no domingo.
Guararema, por sua vez, traz cachaças artesanais e a galinhada de São Longuinho à mesa, e no artesanato, os utensílios em bambu e paçoca artesanal, além dos carros de boi e produtos feitos em madeira.
Mogi das Cruzes traz os Artesanatos do Divino, e quatro apresentações de grupos de congada (Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo, São Benedito, Santa Efigênia e Conjunto Santo Angelo), com apresentações hoje, amanhã e domingo.
Já Salesópolis, no artesanato, apresenta trabalhos em crochê, tricô e bordado. Santa Isabel se apresentará no sábado com o Moçambique da cidade. E de Suzano vem para o festival com a culinária do virado à paulista.
Como chegar
O Revelando SP acontece até domingo, das 10 às 20 horas, no Parque da Água Branca, com entradas pela avenida Francisco Matarazzo, nº 455 e pela rua Ministro Godói, a partir do nº 180. O local pode ser acessado também por linhas de ônibus municipais, Metrô - Linha 3 e Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://revelandosp.com.br/.