Suzano- O curso sobre Queimadas Urbanas e seus Impactos à Saúde e ao Meio Ambiente foi ministrado na quinta-feira passada para aproximadamente cem atiradores do Tiro de Guerra de Suzano. A iniciativa foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte da capacitação promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec), que também aborda outros temas, como construção civil, alagamento e atendimento pré-hospitalar. O treinamento ocorre todas as quintas-feiras e deve seguir até 28 de julho.
Na apresentação feita nesta quinta-feira, o coordenador da Educação Ambiental Não Formal da Secretaria de Meio Ambiente, Allan Santos de Oliveira, que tem formação em Engenharia Ambiental e Mestrado em Ciências da Saúde Pública, destacou os conceitos de meio ambiente e saúde, as ocorrências de queimadas urbanas e a legislação correspondente, os principais impactos e as formas de prevenção e controle.
Além de integrar a grade da capacitação da Defesa Civil, o treinamento atende às demandas do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) e do programa VerdEAr, voltado a abordar as temáticas de qualidade do ar, queimadas urbanas e mudanças climáticas. A ação também ocorre dentro do calendário de eventos do Mês do Meio Ambiente.
"Nós, do Nupdec, promovemos este curso uma vez por semana e agora, com a parceria, a Secretaria do Meio Ambiente foi até o Tiro de Guerra para ministrar este curso de queimadas urbanas e o impacto ambiental", explicou a coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos.