O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) é o primeiro consórcio intermunicipal a ser contemplado com uma usina móvel para resíduos da construção civil. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Fernando Chucre, durante a abertura do Seminário de Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático.
O investimento, de cerca de R$ 3,2 milhões, foi viabilizado por meio de convênio entre o Condemat e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O equipamento será entregue até o final de junho e conjuga um caminhão tipo cavalo mecânico a um móvel de reciclagem capaz de triturar de 80 a 100 toneladas por hora. Além disso, as laterais podem ser transformadas em tela de cinema para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para alunos da rede pública, além da prática da reciclagem.
De acordo com o presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti, está sendo discutida a logística para uso compartilhado do maquinário.