Mogi - O presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan (Pode), esteve na manhã do último domingo no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos para entregar um cartão de prata com "Votos de Aplausos" pelos 50 anos do Judô Clube de Mogi das Cruzes. A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo mogiano, por meio do Requerimento de Congratulações nº 57/2020. O cinquentenário do time foi marcado pelo Troféu Yokichi Kimura, campeonato batizado com o nome do sensei e fundador da equipe, já falecido. Associações de judô de vários pontos do estado de São Paulo compareceram à competição de tributo à data.

Também estiveram no evento o vereador Mauro Yokoyama (PL); o presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitz Puglia; o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira; o presidente de honra do Judô Clube de Mogi das Cruzes, sensei Yoshiyuki Shimotsu; o presidente atual da equipe mogiana, Roberto Joji Kimura (neto do fundador Yokichi Kimura), entre outras autoridades.

Furlan entregou placa de homenagem à família Kimura pelas cinco décadas de história do clube. "A família Kimura, assim como tantas outras famílias em Mogi das Cruzes, dedicou a sua vida pelo amor ao judô. Se não fossem todas essas pessoas, esse sonho não seria possível. São mais de 4 mil alunos praticando esse esporte, o que nos enche de orgulho". Em seu discurso, Marcos Furlan também lembrou que o Ginásio Professor Hugo Ramos ficou dois anos fechado, sem receber campeonatos de judô, devido à pandemia.

Edson Kondo, um dos primeiros alunos do Judô Clube de Mogi, comentou que o esporte traz esperança em um momento mundial tão marcado por desavenças e divisões. O sensei Yoshiyuki Shimotsu incentivou os alunos que disputariam o torneio "Yokichi Kimura" logo após a cerimônia oficial. "Se voltarmos ao passado, em 1972, o Judô Clube iniciava as suas atividades como academia de judô. O objetivo não era apenas ensinar o judô, mas, através dessa arte maravilhosa, formar cidadãos de bom caráter para servir à sociedade".