Região- Após perceber as necessidades da população vulnerável em tempos de pandemia do coronavírus (Covid-19), quando a busca por atendimento médico alcançou níveis alarmantes, na cidade de Suzano foi inaugurado, no ano passado, o Instituto Foganholi (IF). A iniciativa beneficia a população do Alto Tietê - Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano -, além de Guarulhos e parte da Zona Leste de São Paulo, oferecendo exames e consultas gratuitos e a preços populares.
O instituto realiza aproximadamente 1,2 mil atendimentos mensais entre clínica geral, especialidades, como pediatria e saúde da mulher, além de exames oftalmológicos e laboratoriais de caráter popular. Os atendimentos são realizados na sede social do instituto, no Jardim Imperador, em Suzano. No mês que vem o espaço completa um ano.
O idealizador e fundador do instituto é médico emergencista e ativista social, Carlos Fernando Foganholi. Segundo ele, a ideia surgiu devido a carência de serviços de saúde. "Com a pandemia a procura por atendimento aumentou muito. Por conta da demanda, contatei alguns amigos e alugamos um espaço. Todos trabalham de forma voluntária. Realizo atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria e saúde da mulher. Também disponibilizamos consultas gratuitas e temos parcerias para a realização de exames de imagem e laboratoriais com valores populares", explicou Foganholi.
As consultas gratuitas são realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 10 às 13 horas e, às quintas, no período da tarde, das 13 às 17 horas, são realizados atendimentos gratuitos para troca de receitas e resultados de exames. O interessado pode se cadastrar e se associar, por uma contribuição mensal voluntária de R$ 15 para a manutenção do instituto.
Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Instituto Foganholi, que fica na Alameda Meyer Joseph Nigri, 130, no Jardim Imperador, em Suzano, podem ser obtidas por meio do telefone 4748-3378 ou por meio do WhatsApp 95920-8501 ou 933448499.