Mogi - A Associação Fórum Mogiano LGBT promove hoje o evento "Celebrando Nosso Orgulho", em homenagem ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA . O evento contará com diversas atividades a partir das 19 horas na sede da Afrontarte, no distrito de Jundiapeba.
O evento reunirá lideranças da comunidade LGBTQIA , como integrantes da igreja Comunidade Evangélica em Unidade (CEU), do Fórum Mogiano, da Afrontarte e da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O encontro também contará com apresentações musicais e culturais, com a participação de Joey Bernardo Janeh Magalhães e Tiffany Brandão, além de receber doações para a Campanha do Agasalho.
A data faz alusão ao episódio conhecido como "Levante de Stonewall", na cidade de Nova Iorque (EUA) em 1969, quando a comunidade de um bar frequentado por pessoas LGBT se revoltou contra abusos cometidos pela a polícia. "A comunidade local, formada por mulheres trans, lésbicas e homens se uniram contra os abusos que sofriam. A partir deste momento, começaram as marchas e as paradas, para chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de combater o preconceito", contou Regina Maria Tavares, presidente do Fórum Mogiano LGBT.
Segundo Regina, a comunidade LGBTQIA ainda enfrenta desafios nas áreas da saúde, educação, segurança pública e participação. Entre as reivindicações, a criação do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, um ambulatório médico apto a atender mulheres e homens trans, o acolhimento a pessoas em situação de rua por abandono da família e a investigação de crimes contra pessoas por sua identidade de gênero e sexualidade.
"Ainda temos dificuldade com o acesso aos dados da violência contra homens e mulheres cis e trans. Só conseguimos levantar os dados mediante a divulgação na imprensa e nas redes sociais, e casos virtuais passam pela buroracia na Delegacia de Crimes Virtuais", contou.
Na Educação, o Fórum Mogiano reforçou o trabalho em escolas públicas pela conscientização de funcionários e alunos, de forma voluntária ou em resposta a casos de transfobia, como em uma escola estadual onde foi registrada a agressão contra uma aluna transgênero de 15 anos no primeiro semestre.
Outras ações
A Prefeitura de Mogi realiza a exposição "Orgulho de Ser" no Terminal Central a partir das 18 horas hoje. A mostra foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com perfis em redes sociais de artistas atuantes da comunidade LGBTQIA .
Em Suzano, o Orgulho LGBT é tema da 17ª aula do curso de Promotoras Legais Populares, do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), divulgada pelo canal https://www.youtube.com/c/tvprefeituradesuzano. A palestrante será Margareth Hernandes, presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Haverá ainda o "CineDiversidade", da OAB Suzano, no Cineteatro Wilma Bentivegna, às 19 horas.