Mogi - O governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, assinou na manhã de ontem um convênio de R$ 900 mil com a Prefeitura de Salesópolis para a implantação do programa "Refloresta SP", de ações de recuperação ambiental no município. A assinatura do convênio ocorreu durante a abertura do seminário promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), sob o tema "Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático", realizado no teatro da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no Centro Cívico, em Mogi das Cruzes.

O seminário, que termina hoje, reúne técnicos e gestores públicos para debater os desafios e soluções práticas para garantir a preservação ambiental e a integridade da população, mediante os impactos das mudanças climáticas que intensificaram eventos como deslizamentos, enchentes e chuvas torrenciais.

O convênio, no valor de mais de R$ 900 mil, prevê a instalação em Salesópolis de 24 fossas sépticas para a regularização do manejo de resíduos líquidos residenciais, a restauração de 58 hectares de área de preservação ambiental e investimentos para a preservação de mais 39 hectares. O trabalho será realizado em conjunto entre a prefeitura e o Estado.

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, após a assinatura, agradeceu ao governo do Estado pelo empenho na preservação ambiental, ressaltando programas aplicados no município desde 2003, como a Loja do Bem que desenvolveu uma moeda social na troca de materiais recicláveis por produtos. "Estamos trabalhando para a implantação das aulas de Educação Ambiental na rede pública de ensino. Em Salesópolis, anualmente promovemos a Festa da Nascente, e neste ano cobraremos como entrada uma embalagem longa vida", reforçou o prefeito.

Fernando Chucre, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em sua fala na abertura do seminário, reforçou a importância da articulação entre o governo do Estado e as prefeituras do Condemat para a implantação de políticas públicas e ações, principalmente nas áreas de habitação e meio ambiente. "Vimos o que houve em Pernambuco, e sabemos do impacto das mudanças climáticas, que não apenas matam e desalojam, mas podem influenciar a nossa economia. Hoje, 30% do Produto Interno Bruto de São Paulo depende da agricultura, que pode ser inviabilizada caso o clima continue a mudar no ritmo que vem mostrando", alertou o secretário.

O evento também contou com a participação do prefeito de Guarulhos e presidente do Condemat, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti; do prefeito de Mogi das Cruzes e anfitrião do evento, Caio Cunha (Pode); da prefeita Priscila Gambale (PSD) de Ferraz de Vasconcelos, e de Antoniane Arantes, representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.