Região - O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) firmou ondem uma parceria para o desenvolvimento do Programa Acolhe na região. O programa é uma iniciativa do Instituto Avon e do Grupo Accor que oferece abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso necessitem deixar suas casas, além de um amplo acompanhamento jurídico, psicológico e social.
O acordo foi assinado na sede da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Financiado pelo Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Programa Acolhe já foi apresentado em mais de 200 cidades, dentre os municípios elegíveis no Brasil, e está em funcionamento em aproximadamente 84 deles, sem qualquer custo para as administrações públicas.
Com o apoio técnico do Programa Bem Querer Mulher, mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica são acolhidos e encaminhados para hospedagem temporária em hotéis, têm acesso a cursos profissionalizantes, acompanhamento diário, atendimento social, psicológico e jurídico, além da articulação cotidiana com a rede de serviços do município.
De acordo com dados da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, de janeiro a maio deste ano, os municípios da região registraram mais de 1.800 casos de violência doméstica, sendo que pelo menos 5% destes casos necessitavam de abrigamento temporário. Na região do Condemat, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano possuem abrigos, totalizando 80 vagas.