A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oficializou que a passagem de nível na rua Dr. Deodato Wertheimer, no centro de Mogi das Cruzes, permanecerá aberta até que ocorra a implantação da nova passarela. A informação foi divulgada pelo prefeito Caio Cunha (Pode), anteontem, nas redes sociais, com o ofício encaminhado pelo órgão na última sexta-feira. A construção da passarela, cujo projeto deve ser elaborado até o fim do ano, faz parte da modernização da estação Mogi das Cruzes.
A CPTM informou, em nota, que "o projeto de modernização tem como premissa o atendimento de todas as normas de acessibilidade, com rota tátil, sanitários acessíveis, além das melhorias nas estruturas e plataformas das atuais estações e a instalação de escadas rolantes e elevadores". De acordo com o texto, "estará contemplado também a adequação e aproveitamento dos espaços na estação para exploração comercial".
A realização das obras na estação e a construção da passarela, segundo o órgão estadual, ocorrerá conforme os projetos, que também definirão se haverá ou não necessidade de desapropriações e liberação de áreas municipais. As estações de Jundiapeba, Braz Cubas e Estudantes também devem passar por obras, com previsão da elaboração dos projetos a partir de 2023.
O prefeito comemorou a decisão: "É uma vitória para toda a cidade e só temos a agradecer ao governador Rodrigo Garcia (PSDB), que ouviu nosso clamor e nos deu a garantia de que nossa vontade será respeitada. A passagem da rua Dr. Deodato não será fechada enquanto não for feita uma outra passarela. E tudo isso vinculado a um grande projeto de modernização das estações da CPTM em Mogi. Esta foi mais uma conquista de Mogi das Cruzes - assim como a suspensão da implantação de um praça de pedágio na rodovia Mogi-Dutra - pautada pelo diálogo junto à comunidade local, sociedade organizada, classe política e imprensa, para buscar a melhor alternativa desta questão".
*Texto supervisionado pelo editor.